Dia D no combate à dengue: Cocal realiza mutirão de limpeza neste sábado

O Governo Municipal de Cocal do Sul por meio das Secretarias de Saúde e Obras realizará neste sábado, 13, dia D contra o Aedes Aegypti, o mutirão de limpeza para eliminação de focos do inseto e divulgação de informações sobre o controle das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, chikungunya e zika vírus. A ação acontecerá no bairro Horizonte das 7h às 12h. Neste dia, as equipes juntamente com a Vigilância Epidemiológica estarão integradas e mobilizadas para reforçar o trabalho de combate, orientar as famílias, tirar dúvidas e recolher entulhos e objetos inservíveis, bem como, diagnosticar locais com água parada.

Segundo a Secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez a atuação da Secretaria é permanente para evitar que o mosquito se instale no município. “Outros mutirões como este já foram realizados em outros bairros, como Jardim Elizabeth (o maior de Cocal), Jardim Itália e Vila Nova e, neste sábado, acontecerá no Horizonte para alertar e mobilizar todas as famílias. Uma ampla ação também será feita solicitando o apoio das igrejas do município. Encaminhamos ofício aos líderes de Cocal requerendo a ajuda maciça das pessoas no combate a esta epidemia que vem se alastrando. Também realizamos o trabalho nas escolas, empresas, grupos de idosos, palestras nas comunidades, conservação de terrenos baldios, distribuição de material informativo e vistoria das residências por meio de nossas agentes de saúde e a “Campanha Residência Livre do Mosquito da Dengue” onde a residência em dia com os cuidados recebe um adesivo de identificação. Precisamos que todos façam a sua parte”, ressalta.

A equipe de saúde também irá inspecionar os imóveis e conscientizar a população sobre os perigos da dengue e cuidados básicos para evitar a formação de criadouros do mosquito.  “Nós pedimos para que os moradores se organizem e façam essa limpeza em suas casas. Estaremos recolhendo os entulhos e pedimos para que esses materiais estejam em frente às casas”, ressalta Sinara.

A mobilização é uma iniciativa de caráter de urgência. Atualmente, o município encontra-se livre do Aedes Aegypti, uma vez que já se passou mais de um ano do último foco. Cocal do Sul tem recebido méritos pelo trabalho realizado ao longo destes anos e a região copiou o modelo “Campanha Residência Livre do Mosquito da Dengue”. “A palavra de ordem é ALERTA E CUIDADO, uma vez que a qualquer momento podemos ter o problema se não trabalharmos todos juntos. A participação da população é extremamente importante”, finaliza a Secretária de Saúde.

Hoje, o município conta com 10 pontos estratégicos que são visitados quinzenalmente e 79 armadilhas que são visitadas semanalmente. O trabalho é rigoroso e  requer muito cuidado e compromisso. Para a maior segurança, a rede de armadilhas foi reestruturada no final de 2015.

Realidade em SC

Em Santa Catarina, os municípios que lideram a lista de focos do inseto são Balneário Camboriú, com 901 casos, Itajaí, com 873, Chapecó, com 794, São Miguel do Oeste, com 455, e Xanxerê, com 446. Pelo menos 3,5 mil pessoas tiveram dengue em Santa Catarina em 2015. Outras três foram diagnosticadas com febre chikungunya. Dois casos de zika vírus ainda são investigados e outro sete, importados de outros estados, já foram confirmados.

Em Cocal, os locais com água parada devem ser comunicados à Secretaria de Saúde ou Vigilância Epidemiológica pelos telefones: 3444-6100 / 3444-6106 / 3444-6102.

Mais informações pelo telefone: 9933-2300 – Sinara

Dia D no combate à dengue: Cocal realiza mutirão de limpeza neste sábado