Governo Municipal incentiva “Adolescente Aprendiz” nas empresas em parceria com a Abadeus

O Governo Municipal de Cocal do Sul em parceria com a ABADEUS realiza no município uma ação para incentivar e criar oportunidade ao jovem para ingressar e crescer no mercado de trabalho. Por meio de Lei denominada Adolescente Aprendiz, empresas de médio e grande porte podem contratar jovens e investir em cursos de qualificação para transformar esta mão de obra em futuros profissionais. Nesta semana, um encontro foi realizado junto aos proprietários das empresas que integram a Área Industrial II do município. Todos os benefícios e funcionamento do programa foram apresentados pela diretora executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro e Psicóloga Rovena Machado Zanella, Prefeito Ademir Magagnin e a Vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato. A mesma proposta foi discutida com os profissionais das empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos.

De acordo com a Vice-Prefeita neste primeiro momento, o objetivo é inserir

15 adolescentes no mercado de trabalho por meio do programa no município.

“Para isso nós precisamos do apoio e parceria com as empresas. Este programa tem uma força muito importante, pois tem o papel de educar profissionalmente, ser uma renda familiar e obriga a escolarização, conciliando a prática empresarial, a vida na empresa, com a formação teórica e profissional do jovem. Todos ganham com isso. Neste Programa de Aprendizagem, os jovens conhecem bem o funcionamento da empresa e das funções a serem executadas, proporcionando a possibilidade de efetivação, desta forma se valorizarmos estes jovens, o sonho de alcançar seus objetivos em uma organização ou fazer uma faculdade se torna um sonho possível”, frisa Cirlene.

Esta é a primeira oportunidade de emprego dos jovens, conquistada devido a Lei 10.097/00, do ano 2000, denominada Adolescente Aprendiz, que estabelece a empresas de médio e grande porte uma cota para contratação de aprendizes, de acordo com o volume de empregados. Desta forma, a empresa participa da profissionalização de adolescentes e jovens, de 14 a 24 anos, com efetiva orientação profissional. O adolescente além de atuar na empresa, precisa estudar e capacitar-se por meio dos cursos oferecidos uma vez por semana, dentro da área em que trabalha.