Cocal do Sul inicia semana do meio ambiente com diversas ações

O município iniciou nesta segunda-feira (31) a programação da Semana do Meio Ambiente e se estenderá até sábado (5). A parceria entre a Fundação do Meio Ambiente (Fundac), Samae, Secretaria de Educação e Infraestrutura e Desenvolvimento Rural e Cirsures, inclui plantio de mudas, visitação à Estação de Tratamento de Água (ETA), limpeza de áreas públicas, educação ambiental e recuperação de áreas verdes.

“O objetivo da nossa programação é levar para as pessoas a conscientização; qualquer ação as pessoas fizerem para cuidar do meio ambiente e contribuírem para o desenvolvimento sustentável é importante”, comenta a diretora da Fundac, Karla Pezente.

Conhecendo a Estação de Tratamento de Água

No primeiro dia, os alunos da Escola Municipal Demétrio Bettiol visitaram a Estação de Tratamento de Água (ETA), para aprender acerca do tema água – uso sustentável, tratamento e escassez. O operador da ETA, Adilton Mazzucco, acompanhado pela equipe da Fundac, mostrou as dependências da Estação de Tratamento de Água, bem como o seu funcionamento, discorreu sobre como é realizado o tratamento, explicou a importância do recurso hídrico e alertou sobre consumo consciente da água.

“Ao final os alunos receberam uma garrafa com a água tratada do Samae e um panfleto educativo de como fazer o consumo consciente da água; essa foi a ação visa a educação ambiental, bem como conscientização sobre o consumo responsável da água, bem tão precioso a todos os seres vivos”, pontua Karla.

Programação:

Segunda-feira (31/05): Educação ambiental com a rede escolar municipal – visitação a ETA do Samae;

Terça-feira (01/06): Projeto Cidade Limpa – limpeza de áreas públicas com pontos críticos de descarte irregular de lixo;

Quarta-feira (02/06): Educação ambiental – projeto de educação ambiental com a rede escoar municipal; palestra on-line com o tema “Resíduos sólidos e a coleta seletiva de lixo”;

Sexta-feira (04/06): Evento na praça da Igreja matriz – distribuição de mudas de árvores, educação ambiental para coleta seletiva e feira de adoção de animais de rua;

Sábado (05/06): Recuperação ambiental – recuperação da árvore verde do bairro Vila Nova com recursos de multas ambientais.

Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado no dia 5 de junho em todo o mundo. O objetivo é conscientizar a população quanto à preservação dos recursos naturais. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo.

Através do Decreto Federal nº 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro decretou que, em todo o país, se promovesse a Semana do Meio Ambiente na primeira semana do mês de junho.