Pacientes do CAPS do município trabalham em projeto de contação de história com crianças
Com o objetivo de proporcionar momentos enriquecedores para os pequenos, em alusão ao Dia da Criança, a contadora de histórias Agnes Félix Ribeiro, realiza um projeto junto ao CAPS do município há cerca de 10 anos. O grupo se reúne e a cada ano vai até uma escola diferente para trabalhar uma temática com uma turma. Neste ano, a história de autoria de Agnes, foi a ‘Bonequinha Preta’, apresentada às crianças da instituição infantil Pequeno Príncipe.
A história é de uma menina que acaba desobedecendo a mãe, cai de uma janela, faz amizade com um gato e por fim, ela retorna à mãe. Além de trabalhar valores com as crianças, a história também traz ensinamentos quanto às cores primárias. Além da contação da história em si, são trabalhados o toque e a música.
Junto à história, também é apresentado às crianças um pouco sobre os personagens do desenho ‘Masha e o Urso’, muito conhecido pelas crianças, uma garota que se envolve em problemas devido às suas peripécias, envolvendo o urso.
Por fim, Agnes, junto às pacientes do CAPS que participam do projeto, entregam às crianças uma boneca da personagem Masha, confeccionada através de materiais com meia fina, garrafa pete, ou seja, diversos materiais alternativos. Inclusive, a boneca precisa ser cuidada, pois possui alpiste e a criança deve cuidar para que cresça o ‘cabelo’, que é a planta que irá nascer, trazendo valores como cuidado e responsabilidade.
Os benefícios não são apenas para as crianças, mas também às pacientes do CAPS que integram o projeto, envolvendo-se na criação das bonecas e no momento da contação de história. Além disso, elas também podem sair do ambiente habitual e serem inseridas no ambiente escolar, socializando com as crianças e sentindo-se mais úteis por meio de seus trabalhos.
São diversas faixas etárias contempladas todos os anos, cujo projeto prevê com antecedência o número de alunos e idades, alinhando junto ao CAPS as ações que serão desenvolvidas.