Unindo laços – Cocal do Sul recebe comitiva da Itália para assinatura do Pacto de Amizade
Ao todo, 13 membros de Soverzene vêm visitar o município no próximo fim de semana
No próximo sábado (28), o município de Cocal do Sul irá receber a comitiva que vem de Soverzene (Itália), com a finalidade de firmar o Pacto de Amizade entre as duas cidades, com as assinaturas dos dois chefes do Executivo. Ao todo, 13 membros irão visitar o município tanto no sábado como também no domingo, incluindo o prefeito de Soverzene, Giani Burigo.
Ao longo do sábado, a comitiva da Itália irá conhecer Cocal do Sul, junto com o prefeito Fernando de Fáveri e demais membros que fazem parte da comissão de recepção da comitiva (Círculo Italiano e ABM), passando por pontos turísticos como a praça central, com a Igreja Matriz, interior do município, Gruta da Mãe Pelegrina, entre outros pontos.
Já no domingo, toda a programação será aberta ao público, que inicia às 8h com uma missa especial. Logo após, às 9h30, na Praça Coberta, a comitiva irá participar da solenidade de assinatura do Pacto de Amizade entre as duas cidades; às 10h30 ocorrerá a inauguração do Monumento ‘Gira Mondo’ (que representa o Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene) e às 11h, ao lado da Praça Coberta, a reinauguração do Museu Municipal Venícios Burigo, que contará com a biblioteca municipal e criação da Casa da Cultura.
Entenda o que é o Pacto de Amizade
Instituído pela Lei Municipal de número 1.491, o Pacto de Amizade tem o objetivo de manter os laços de amizade e de troca entre as cidades de Soverzene e Cocal do Sul; promover de maneira permanente trocas culturais, sociais, esportivas e econômicas entre suas respectivas comunidades; incentivar projetos de educação, treinamento, cultura, turismo e desenvolvimento econômico e criar oportunidades para jovens, dando-lhes a chance de expandir seus horizontes culturais e lidar com diferentes realidades sociais.
As cidades de Cocal do Sul e Soverzene, apesar de fisicamente e geograficamente distantes, possuem semelhanças e afinidades culturais e sociais desde que de Soverzene partiram numerosas famílias no final do século 19, por saírem em direção a Santa Catarina. Tal medida representa a unificação cultural das duas cidades.
Monumento ‘Gira Mondo’
Também no domingo, será inaugurado o Monumento ‘Gira Mondo’, que ficará posicionado na Praça Cônego João Dominoni, no coração da cidade. Tal monumento representa o Pacto de Amizade através de uma escultura de um globo terrestre, feito em mosaico, dando destaque a Cocal do Sul e Soverzene.
Um dos objetivos principais da criação do monumento se deve porque a cidade de Soverzene preparou uma pedra vinda diretamente da Itália como um presente, devido ao Pacto de Amizade. Pensando nisso, através de iniciativa do Poder Executivo, foi criado um concurso para a criação de um monumento, no qual seria colocada essa pedra.
Museu Venícios Burigo
E na sequência das solenidades, irá ocorrer a reinauguração do Museu Municipal Venícios Burigo, que passa a contar com novo local, incorporando em sua estrutura a biblioteca municipal e criação da Casa da Cultura.
O objetivo, além de tornar o museu mais acessível e perto das pessoas, é também continuar resgatando a história do município e trajetória ao longo do tempo, expondo através do passado os responsáveis por contribuir pelo desenvolvimento e construção de Cocal do Sul.
O museu possui 535 peças, das quais, algumas delas foram trazidas pelos primeiros imigrantes por volta de 1885. O acervo também conta com doações de entidades culturais e famílias de Cocal do Sul, que tiveram início pelo historiador Venícios Búrigo, que sempre foi um incentivador e idealizador do museu. Citando também, além de Venícios, a senhora Mariza Burigo Pagnan (em memória) e Neide de Pellegrin. O museu conta ainda com elevador e banheiros para cadeirantes, trazendo acessibilidade.
No museu, também foi incorporada a Biblioteca Municipal e a Casa da Cultura. Com espaço amplo, a então Casa da Cultura vai servir como local de uso público cultural, contando ainda com exposições de artistas e encontros de escritores e ativistas culturais.