Volta às aulas: estudantes da rede municipal de ensino iniciam novo ano letivo

Mais de dois mil alunos voltam às salas de aula com muita alegria e tranquilidade

A saudade estava mesmo grande para os mais de 2,2 mil alunos da rede municipal de ensino, que deram início nesta quinta-feira (15) ao ano letivo de 2024. A ansiedade já estava tomando conta depois de tantos dias de férias e agora, com a rotina de volta, chegou o momento de voltar para as salas de aula. Ao todo, são 12 instituições de ensino, incluindo creche, pré-escola e ensino fundamental.

As diretoras e professoras, em conjunto com os demais profissionais das escolas e Secretaria de Educação, estavam aguardando os alunos com muito carinho e decoraram as instituições de ensino, deixando em dia todos os detalhes para receber as crianças e adolescentes. “Quando eu cheguei no ambiente escolar estava tudo muito lindo, muito organizado e me senti muito bem”, menciona a estudante do 8º ano, Tainá de Oliveira Júnior.

Os profissionais da área da educação passaram por uma série de capacitações na Semana Pedagógica, abordando diversos temas relacionados ao ensino e novos aprendizados.

“Estava com saudade de manter a mente ocupada, dos colegas e da escola em si e de manter a rotina. Já estava até estressado nas férias, não tinha muita coisa para fazer, então estou muito feliz com esse retorno”, comenta o aluno João Emanuel Guisoni, do 8º ano.

O prefeito municipal Fernando de Fáveri, além do secretário de Educação, Lucas Pereira, estiveram acompanhando de perto o retorno do ano letivo. “Viemos ver o primeiro dia de aula na IEI Helena Savi, onde inauguramos ontem a ampliação, que contou com investimento de mais de 1,3 milhão de reais, para dar garantia de educação com qualidade; é o governo de Cocal do Sul junto ao governo do Estado trabalhando em parceria”, salienta o prefeito.

De acordo com o secretário de Educação, o objetivo é integrar a unidade escolar, por meio de acolhimento e compartilhamento da organização da rotina escolar. “Nós acreditamos no poder da Educação e na qualidade de ensino de nosso município, todos os profissionais estão capacitados e contamos com uma excelente metodologia de ensino”, pontua.

“Hoje iniciou o ano letivo 2024 para aproximadamente 540 alunos da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei.  O Retorno foi tranquilo, a Escola foi preparada com carinho para esse novo ano, passou por limpeza, dedetização e alguns reparos. Os professores e funcionários receberam capacitação para poder atender com qualidade e eficiência”, declara a diretora da instituição, Barbara Stackoski.

Já na Escola de Ensino Fundamental Demétrio Bettiol, o retorno foi marcado por muita felicidade e ao mesmo tempo considerado calmo para o primeiro dia. “As aulas iniciaram com tranquilidade e alegria e os alunos estavam com entusiasmo de rever os colegas e professores”, comenta a diretora Daniela Dal Pont.

“Estava com saudade dos amigos e de voltar à minha rotina, dos professores, das matérias e de aprender novas coisas”, afirma a aluna Laura Dezan Correa, do 8º ano.

IEI Helena Savi

Na noite de quarta-feira, dia 14, foi inaugurada a ampliação da Instituição de Educação Infantil Helena Savi, localizada no bairro União. O investimento total foi de R$ 1.342.746,93, cuja estrutura conta a partir de agora com quatro novas salas de aula, abrindo mais 80 vagas, além de sala de professores e direção, lactário e uma nova cozinha, com todos os ambientes climatizados.