Curso gratuito de costura industrial motiva mulheres para o mercado de trabalho
Cocal do Sul deu início, na noite desta segunda-feira (25), ao curso de costura industrial que irá capacitar 30 mulheres no município até junho deste ano. As aulas são gratuitas e acontecem no bairro Jardim Itália. Para a prática da profissão, 38 máquinas industriais fazem parte da estrutura do curso. Esse é o primeiro laboratório montado no município para profissionalizar a demanda.
O curso foi aberto pelo Prefeito Ademir Magagnin e pela equipe do Senai que irá ministrar as aulas. “Nossa intenção é garantir que as alunas adquiram conhecimento suficiente e possam conquistar o emprego desejado. Nosso desejo é para que todas se dediquem e aprendam a profissão, pois com certeza essa será uma porta de entrada para o mercado de trabalho. Uma parceria que vem dando muito certo no município e que nos deixa satisfeito, pois estamos contribuindo para a capacitação das pessoas”, ressalta.
Para a coordenadora da Secretaria de Assistência Social, Lourdete Maccari muitas mulheres estão enxergando na costura uma oportunidade para trabalhar em facções de roupas ou começar uma pequena confecção. “O município possui muitas empresas neste ramo que necessitam de mão de obra qualificada”, afirma.
O município também já conta com uma fila de espera para o curso de costura industrial. Para atender a população, está previsto para o mês de abril abertura de mais uma turma e, a Administração Municipal ainda estuda a possibilidade de mais uma para agosto. A iniciativa é uma parceria com o PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Profissional, por meio da Secretaria de Assistência Social, CRAS – Centro de Referência da Assistência Social e SENAI. O curso é destinado a pessoas com idade entre 16 e 59 anos. Ele totalmente gratuito e o aluno ainda recebe uma bolsa-auxílio para ajudar nas despesas de transporte e alimentação.