Jantar e homenagens marcam 20 anos do Samae de Cocal do Sul

Os 20 anos de fundação do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) de Cocal do Sul foram marcados por homenagens e um jantar que reuniu funcionários e ex-colaboradores da autarquia. Na ocasião, colaboradores foram reconhecidos pelos relevantes serviços prestados nas últimas duas décadas, como é o caso dos servidores Ângelo Sartor, Adilton Mazzucco e Valmor José Cittadin. Eles que iniciaram suas atividades mesmo antes do Serviço ser criado e conhecem cada metro de cano colocado no município.

Para a diretora do Samae, Carla Cristina Possamai Della é uma satisfação voltar ao passado e ver como a  Autarquia está hoje. “Nós iniciamos com uma bicicleta, uma caixa de ferramentas e uma máquina de escrever. Evoluímos muito em infraestrutura e qualidade da água. O Samae possui uma equipe competente e que dá segurança à população, mesmo diante dos problemas de estiagem. Nosso dever é distribuir água de qualidade e atualmente atendemos quase 100% do município, um dos maiores índices da região do Sul”, destaca.

A vice-prefeita, Cirlene Gonçalves Scarpato e o presidente do Legislativo, Volnei da Silva também participaram da comemoração realizada no restaurante Granitão. Durante o encontro, um vídeo institucional destacou ainda os avanços e conquistas do Samae nesses últimos 20 anos.  Hoje, o município é abastecido por dois significantes mananciais. O Rio Cocal é o mais importante, pois corta toda a cidade, é o rio com maior vazão disponível.  O Rio Tigre, localizado na linha Vicentina, é outra importante fonte de captação de água, além da barragem a Linha Ferreira Pontes, que é hoje a maior delas e possui água de ótima qualidade, pois é cercada por mata nativa conservada. Para Carla ainda o maior desafio do Samae será a implantação do projeto para a coleta e tratamento de esgoto. “O projeto irá contemplar 100% da área urbana e terá um investimento de quase R$ 14 milhões. A primeira etapa, no valor de R$ 8 milhões, já está em fase de aprovação para captação de recursos junto a FUNASA no Governo Federal”, finaliza a Diretora.