Estudantes de Cocal do Sul discutem empreendedorismo e mudanças climáticas em maratona de inovação
Na última segunda-feira, 11 de novembro, a Escola de Educação Básica Professor Padre Schuler, em Cocal do Sul, recebeu um projeto transformador promovido pela Câmara Técnica (CT) de Educação e Inovação do Programa DEL. Direcionado aos alunos do 9º ano e do 3º ano do ensino médio, a maratona de inovação engajou mais de 30 estudantes em uma reflexão aprofundada sobre temas cruciais como mudanças climáticas, enchentes e queimadas.
A iniciativa surgiu a partir de uma pesquisa com alunos do 6º ano ao ensino médio, que revelou o interesse dos estudantes em temas de empreendedorismo e gestão de negócios. Para aproveitar esse desejo, o projeto incentivou os alunos a desenvolverem soluções inovadoras para problemas ambientais locais, especialmente os relacionados aos impactos das mudanças climáticas na região.
O evento contou com a colaboração da Incubadora INVENTA da UNIBAVE, coordenada por Nacim Miguel Francisco Junior, que aplicou uma metodologia interativa. Em equipes de cinco, os alunos identificaram problemas ambientais, propuseram soluções e, ao final, apresentaram suas ideias em quatro minutos cada, utilizando cartolinas para visualização. O processo permitiu que os jovens desenvolvessem tanto habilidades criativas quanto práticas, preparando-os para pensar criticamente sobre os desafios climáticos que afetam sua comunidade.
Contribuindo com a maratona, o evento contou com jurados especializados: Arthur Roberto da Rocha Teixeira, coordenador da Defesa Civil de Cocal do Sul, e Nilton Gonçalves, engenheiro agrônomo da Coopercocal. Ambos avaliaram as propostas apresentadas pelos alunos, reforçando a importância de discutir temas como sustentabilidade e preservação ambiental.
Aline Teixeira, consultora do Instituto de Desenvolvimento Econômico Local (IDEL), destacou a relevância do evento para o desenvolvimento regional: “esses projetos permitem que nossos jovens explorem seu potencial criativo e empreendedor para contribuir com soluções que respondam aos problemas que enfrentam no dia a dia. É inspirador ver como estão prontos para liderar o futuro, com foco em sustentabilidade e inovação”, pontua ela.
Palestra e discussões sobre o impacto das mudanças climáticas
Ainda durante a maratona, o comandante do Corpo de Bombeiros de Cocal do Sul, Lucas Matias da Silva, palestrou sobre as mudanças climáticas e seu impacto crescente no Brasil e no mundo.
“As mudanças climáticas têm um impacto significativo no mundo e no Brasil, principalmente em eventos extremos como queimadas e enchentes. Estes fenômenos são cada vez mais frequentes e severos devido ao aquecimento global e às mudanças nos padrões climáticos”, destaca o comandante, ao mesmo tempo que enfatiza que, atividades humanas, como desmatamento e poluição, são os principais fatores que contribuem para o aquecimento global, resultando em eventos extremos que afetam ecossistemas, biodiversidade e a vida humana.
Contribuições, apoios e resultados
A ação também contou com a participação da assessora de direção escolar Karla Scarpato, e da coordenadora da CT de Educação e Inovação, Marisa de Sousa.
Como incentivo, brindes foram oferecidos aos alunos, uma cortesia da Coopercocal e da Secretaria de Educação de Cocal do Sul.
“Este projeto mostrou que, com apoio e metodologias adequadas, é possível engajar os jovens em temas essenciais para a sociedade, despertando neles o desejo de transformar sua comunidade e enfrentar os desafios do futuro”, finaliza o agente de articulação do DEL em Cocal do Sul, Mateus Cechinel.
Colaboração: Mari Lidorio / Instituto Del