Cocal do Sul: mutirão de cirurgias de catarata inicia em agosto

Prefeitura irá realizar mais de 50 cirurgias, através de parceria com o Governo do Estado

A fila de espera para cirurgias de catarata está prestes a ser zerada para mais de 50 pacientes em Cocal do Sul. Através de parceria com o governo do Estado, a prefeitura deu início aos contatos com as pessoas que serão contempladas e que farão os procedimentos cirúrgicos no mês de agosto.

“Seguimos mantendo o nosso compromisso, junto ao Governo do Estado, em promover ações como essa para limpar as filas para cirurgias e exames; a fila para cirurgias de catarata será quase zerada em nosso município e continuaremos mantendo a saúde como prioridade, garantindo a melhor assistência em todas as necessidades dos pacientes”, comenta o prefeito Fernando de Fáveri.

A doença

A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.