Junho Violeta: Cocal do Sul realiza ações de combate a violência contra idosos

15 de junho, data lembrada como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, reforça o alerta à população quanto aos direitos desse público

Neste mês acontece a campanha Junho Violeta, em alusão ao movimento mundial voltado à prevenção da violência contra a pessoa idosa. O Governo de Cocal do Sul, por meio da Secretaria de Ação Social (com apoio do CRAS e CREAS) tem abordado em formato de palestras os tipos de violência, com o intuito de gerar informações e prevenção para os idosos.

“A ação tem como objetivo sensibilizar a sociedade; os cidadãos precisam conhecer essa causa para ajudar a combater a violência contra os idosos”, afirma a coordenadora da Secretaria de Ação Social, Patrícia de Lucca Baschirotto. Vale ressaltar que os encontros são abertos a todos que participam do grupo de idosos, e ocorrem no Centro Dia do idoso durante o decorrer desta semana.

A data, 15 de junho, lembrada como o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência a idosos, e tem como objetivo alertar sobre a responsabilidade individual na construção de uma sociedade que respeite e garanta os direitos desse público.

“Esses encontros são oportunidades para que os direitos dos idosos sejam garantidos. Esse tipo de violência é crime previsto em lei. Pretendemos apresentar as formas de agressões e mostrar os meios de denúncia disponíveis, fortalecendo a luta pelos direitos da pessoa idosa”, explica Patrícia.

Em Cocal do Sul, o grupo da terceira idade se reúne semanalmente no Centro Dia do Idoso, localizado no bairro Jardim Itália, um espaço que serve para estimular o convívio social. Nos encontros, são realizadas atividades físicas – na piscina, bocha, além de jogos como baralho e dominó. O grupo é coordenado por Daniele Martins.

Você sabia?

A maior parte das violações contra pessoas idosas, tendem a acontecer dentro de suas próprias casas, e ocasionada por pessoas muito próximas como filhos, cônjuge, netos ou até mesmo cuidadores domiciliares.

Saber reconhecer os sinais de violência ou até mesmo tomar uma ação de denunciar o agressor, às vezes, pode ser um grande desafio para a família e para o próprio idoso. Para denunciar os casos de violência basta telefonar para o DISQUE 100. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem gratuita por telefone fixo ou celular. O serviço é de forma sigilosa, prestado 24h por dia, incluindo finais de semana e feriados.

Conheça os tipos de violência contra a pessoa idosa:

• Violência Física;

• Violência Psicológica;

• Negligência;

• Violência Institucional;

• Abuso financeiro;

• Violência patrimonial;

• Violência sexual;

• Discriminação.

Texto: Ester Leopoldo

Arquivos