Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Rural chega a marca de 500 dias sem acidentes de trabalho

Diversas ações de prevenção são realizadas constantemente junto aos colaboradores

Um marco histórico na Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento de Cocal do Sul – nesta semana, completou 500 dias sem acidentes de trabalho. O resultado positivo, de acordo com o técnico em Segurança do Trabalho Nazareno Borges, se dá através de ações realizadas junto aos colaboradores.

“As ações se dão por meio de palestras semestrais relacionadas ao uso de EPIs, equipamento de proteção individual e também noções básicas em primeiros socorros; os colaboradores são informados sobre o quanto é perigoso e doloso um acidente de trabalho, que em boa parte pode ser só um ferimento pequeno mas em alguns casos pode haver a perda de parte de um membro e até mesmo um óbito”, comenta Nazareno.

Duas vezes por mês acontece o DDS (Diálogo Diário de Segurança), que tem o objetivo de relembrar as informações passadas nas palestras, abrindo espaço para que os funcionários possam manifestar suas perguntas relativas aos assunto abordados.

“É importante salientar que o colaborador é a parte mais interessada do assunto, os conceitos de prevenção, análise de risco são em grande parte feita por eles, desta forma, oriento para que nunca se coloquem em uma situação de risco que venha ocasionar um possível acidente de trabalho”, finaliza o técnico.

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Vanderlei Figueiredo, ações de prevenção vêm contribuindo para a prática de bons resultados.