Agosto Dourado: “1º Mamaço” acontece nesta terça

Em Cocal do Sul, a ação tem o objetivo de reforçar a importância da amamentação

Nesta terça-feira, dia 30, será realizado o “1º Mamaço” de Cocal do Sul, a partir das 13h30. A ação irá ocorrer no salão paroquial da Igreja matriz, reunindo dezenas de mulheres gestantes e que estão amamentando. Será um café da tarde especial, para reforçar a importância da amamentação, visto que até os dois anos de idade esta é a principal fonte de nutrientes necessários.

“Iremos fazer uma roda de conversa com palestras voltadas às mães, odontopediatra, médica pediatra e nutricionista, para troca de conhecimento e experiências”, comenta a secretária de Saúde, Glícia Pagnan.

A ação faz parte da programação do “Agosto Dourado”, fechando o mês com o “1º Mamaço”. Ao longo do mês, foram colocados banners informativos nas unidades de saúde, em alusão à campanha, caracterizando os serviços com a cor dourada como forma de incentivo à amamentação.

A cor dourada foi escolhida para o mês para representar a qualidade do aleitamento materno, considerado “padrão ouro” para os bebês. “Amamentar é um ato de amor, mas que requer orientação e encorajamento, por isso a Secretaria de Saúde promoveu ao longo do mês diversas ações para auxiliar mães que precisam de assistência”, conclui Glícia.

Importância da amamentação

Assim que nasce, o bebê deve iniciar o processo de amamentação, fazendo a sucção para estimular a descida do leite produzido pela mãe. Sendo assim, já é possível a absorção de defesas para seu organismo, fortalecendo também o laço afetivo entre mãe e filho.

Um dos grandes benefícios é o fortalecimento da imunidade do bebê, visto que o leite materno é rico em anticorpos. A criança protege-se de gripes, infecções de ouvido, asma, pneumonia e infecções intestinais.

O aleitamento materno possui benefícios como prevenção da obesidade, proteção para o coração, desenvolvimento do sistema nervoso, diminuição do risco para déficit de atenção e prevenção contra anemias.

Além disso, a mãe também recebe muitos benefícios, como diminuição do sangramento no período pós-parto; aceleração na perda de peso; redução da incidência de cânceres de mama, ovário e endométrio; proteção contra doenças cardiovasculares e proteção contra a osteoporose.