Menos de um mês para a IX Cocalfest Copy

Edição deste ano terá shows locais, feira cultural, espaço kids e, ainda, a maior ministra do mundo

Uma das datas mais aguardadas durante o ano pelos sul-cocalenses é a Cocalfest, festa promovida pelo Governo de Cocal do Sul, que tem o objetivo de resgatar as origens, tradições e costumes através da cultura e celebrar o aniversário de emancipação do município, que em 2022 completa 31 anos. A IX Cocalfest irá acontecer entre os dias 22 e 26 de setembro, no Centro de Eventos de Cocal do Sul (bairro Jardim Itália).

A programação irá contar com shows de artistas locais, para valorizar os músicos da cidade, e novidades como feira cultural com exposição de artesanatos, espaço kids todos os dias com apresentações teatrais e a presença de vários personagens, gastronomia diversificada promovida pelas entidades do município e desfile rural. Sem esquecer o trenzinho da alegria, que irá animar as crianças todos os dias da festa, de forma gratuita, das 18h às 22h.

E no dia do aniversário da cidade, 26 de setembro, além da missa especial seguida pelo corte do bolo pela manhã, ao meio dia terá a “maior minestra do mundo”, que será oferecida gratuitamente à população, no Centro de Eventos. O momento contará ainda com uma roda de música típica italiana.

A IX Cocalfest conta com o apoio da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, Vigilância Sanitária, polícias Civil e Militar, Defesa Civil, Círculo Italiano e Associazione Bellunesi Nel Mondo.

Confira a programação:

22 de setembro | QUINTA

18:30 – APRESENTAÇÃO DA CONGREGAÇÃO DO HAITI

19:00 – SESSÃO SOLENE DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE COCAL DO SUL

20:00 – MINISTÉRIO DE LOUVOR DA ASSEMBLÉIA DE DEUS

20:50 – MINISTÉRIO DE LOUVOR DA IGREJA CATÓLICA

21:40 – SHOW COM BANDA REMEMBER

23 de setembro | SEXTA

19:30 – ABERTURA OFICIAL DA IX COCALFEST

20:00 – SHOW COM MAURÍCIO ONOFRE E BANDA

21:30 – 2a EDIÇÃO DO FESTIVAL DA CANÇÃO DA CIDADE DE COCAL DO SUL

23:00 – SHOW COM FILIPE MARTYN E BANDA

24 de setembro | Sábado

13:00 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS COM KATYA SILVA (palco externo)

13:30 – “AS AVENTURAS DE PINÓQUIO” ESCOLA DE TEATRO JONATAS JOÃO

14:00 às 17:30 – BRINQUEDOS INFLÁVEIS E ANIMAÇÃO COM JACK SPARROW COVER (palco externo)

14:30 – OLIMPÍADAS COLONIAIS

16:30 – SHOW COM BANDA ROCKINS

17:30 – SHOW COM NICO MARTINS E BANDA

18:30 – SHOW TRIBUTO A RAUL SEIXAS

20:00 – SHOW COM HECK LAURINDO

22:00 – SHOW COM ARTHUR VILLAR

25 de setembro | DOMINGO

09:00 – SHOW COM VITTOR SOUZA E BANDA

10:00 – FESTIVAL REGIONAL DE CORAIS ITALIANOS

12:00 – ACÚSTICO COM TIBICA E SUA VIOLA

13:00 – SHOW COM JOÃO BATISTA E BANDA

14:00 às 17:00 – BRINQUEDOS INFLÁVEIS

14:00 – 27° FESTIVAL DE DANÇA (TEMA: CLÁSSICOS DO CINEMA)

16:30 – MUSICAL FROZEN E BATALHA DE HERÓIS

18:00 – SHOW COM OZEL ROCK

19:30 – SHOW COM DJ GHELLERE

21:00 – SHOW COM DJ LUKAS CARARA

26 de setembro | SEGUNDA

08:00 – MISSA EM ITALIANO COM

PE. JIOVANI MANIQUE BARRETO

09:00 – CORTE DO BOLO EM ALUSÃO AO 31° ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO DE COCAL DO SUL

10:00 – DESFILE RURAL (área externa)

12:00 – MAIOR MINESTRA DO MUNDO (CÍRCULO ITALIANO)

12:00 – RODA DE CANTORIA ITALIANA

14:00 às 17:00 – BAILE DA MELHOR IDADE COM GENÉSIO E JEREMIAS E BANDA

17:30 – SHOW COM JEITO SAFADO

19:30 – ENCERAMENTO DA IX COCALFEST COM SHOW DO TCHÊ GAROTOS

Origem da Cocalfest

O município de Cocal do Sul com cerca de 17 mil habitantes, se destaca pela economia gerada principalmente pelo setor cerâmico. Sua colonização está absolutamente ligada à chegada dos primeiros colonos a muitos outros lugares do sul catarinense, que ocorreu por volta de 1880, quando inúmeras famílias oriundas da Itália, Polônia e Rússia se instalaram entre os municípios de Urussanga e Criciúma.

A Vila de Cocal viria a se formar logo após, em 1885, com a comunidade pertencente ao núcleo Accioly de Vasconcelos, nome dado em homenagem ao inspetor de terras e colonização. E em 1991, Cocal do Sul se emancipava de Urussanga, deixando de ser um distrito e ganhando independência. De lá para cá, o município só se desenvolveu com o passar do tempo e neste domingo (26), completou 30 anos de emancipação.

Por isso, o objetivo da Cocalfest é resgatar todas essas origens que fazem parte da vida dos que vivem em Cocal do Sul.