Medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro apresenta o projeto Correndo Para Vencer aos estudantes

Modalidade está sendo oferecida de forma gratuita aos alunos de Cocal do Sul

Os estudantes do 5° ao 9° ano da Escola de Ensino Fundamental Cristo Rei receberam uma visita muito especial nesta semana, do medalhista olímpico Edson Luciano Ribeiro, que participou de três olimpíadas disputando na modalidade Atletismo.

Edson esteve visitando as instituições de ensino do município para contar um pouco de sua história, apresentar a modalidade de atletismo para os estudantes e fazer um convite para os alunos fazerem parte do projeto Correndo Para Vencer, que é oferecido gratuitamente pelo governo municipal.

O atleta, que não compete mais nos dias atuais, fundou o Instituto Edson Luciano Ribeiro de atletismo, que busca despertar em crianças e adolescentes o gosto pela modalidade, apresentando sua trajetória e como este esporte mudou sua vida.

Em Cocal do Sul, o projeto Correndo Para Vencer ocorre nas terças e quintas, no campo municipal e na próxima terça-feira, dia 16 de abril, haverá a abertura dos trabalhos com a participação de Edson em um dia diferenciado, dando aos participantes, interessados e familiares, a oportunidade de conhecer a modalidade que além da corrida, também apresenta o lançamento, salto e arremesso.

O medalhista é uma das poucas pessoas no mundo que conquistou duas medalhas olímpicas e participou de três olimpíadas, graças ao esporte. “Eu sou filho de mecânico e de zeladora, através do atletismo eu tive a chance de mudar a história da minha vida; a palestra é baseada nisso, nas oportunidades e transformações que eu tive através dessa modalidade”, enaltece Edson.

“O projeto, que é promovido pelo Governo de Cocal do Sul, nos mostra o que essa modalidade pode fazer na vida de crianças e adolescentes, podendo transformar a realidade de muitos através do esporte; além do projeto de atletismo, temos investido nas mais diversas modalidades esportivas no município, para darmos incentivo aos nossos atletas”, enfatiza o prefeito Fernando de Fáveri. O projeto conta ainda com a parceria com a Coopercocal.

Conhecendo sua história

Os estudantes da Escola Cristo Rei ficaram gostaram muito da visita e de poder conversar com um atleta que esteve presente nas Olimpíadas e apresentou uma história de superação. “Ficamos muito felizes em receber Edson em nossa escola e estamos sempre de portas abertas para mostrar aos nossos alunos oportunidades como esta, tendo em vista as oportunidades e transformações que se pode ter através desta modalidade”, comenta a diretora da instituição, Barbara Libia Stackoski.

Edson Luciano tinha 19 anos e servia o Exército quando foi convocado para disputar uma competição interna de atletismo. Destacou-se e iniciou uma nova carreira. Antes, colheu algodão e foi frentista, lavador de carros, marceneiro e aprendiz de mecânico. Como velocista, disputou três Jogos Olímpicos (Atlanta 1996, Sydney 2000 e Atenas 2004), além de dois Jogos Pan-americanos.

A primeira medalha, o bronze no 4x100m rasos em Atlanta, ele conquistou apenas quatro anos depois de ter começado a correr. Formando em Educação Física, aposentou-se em 2005, passando a se dedicar, entre outros projetos, à formação de novos atletas em São Joaquim da Barra, no interior de São Paulo.

Vale lembrar que a modalidade de atletismo é oferecida aos estudantes de Cocal do Sul gratuitamente.