Palestra ajuda pais a refletir sobre “limites”

        “Limites”. Esse foi o tema da palestra que reuniu cerca de 50 pais na escola municipal Helena Savi (União).  A iniciativa surgiu da necessidade dos próprios pais. Segundo a diretora Eliene de Souza Figueiredo muitos tinham dificuldade e dúvida quanto a melhor forma de tratar, dizer não e ceder sem ter que brigar ou perder o controle. “O limite se reflete em todos os aspectos. Trabalhamos junto com as famílias para melhor educar”, afirma.   

          De acordo com a psicóloga Viviane de Luca Nuerberg a criança aprende o que vivencia. A família é o primeiro grupo de socialização e os pais precisam colocar o que é certo e errado de maneira construtiva. “Não adianta dizer não com gostinho de sim. O que acontece é que os pais perderam o equilíbrio entre o autoritarismo e o ceder”, explica.  

           A participante Tânia Carboni tem dois filhos na escola. Aprendeu que é preciso saber dosar. “Às vezes a gente se perde quando quer fazer o melhor para as crianças. É importante rever algumas atitudes que se perdem ao agradá-los demais. Não vamos ser piores por isso”, relata.  

           A cada bimestre a escola organiza o Conselho Participativo. Nele participam pais, professores, APP, direção e alunos. Tudo é avaliado, prestado contas e sugerido. A palestra, por exemplo, faz parte deste trabalho em conjunto.  

           O encontro também contou com a participação do prefeito, Nilso Bortolatto, secretário de educação, Arlei Boselo e a vereadora e presidente da associação de moradores do bairro, Maria de Lourdes Côrrea Zanette. A escola conta com quase 100 alunos.