Agricultores de Cocal do Sul começarão a produzir banana orgânica

          Cerca de 20 agricultores de Cocal do Sul participaram na última semana de uma palestra sobre a produção de banana orgânica. A reunião foi conduzida pelos pesquisadores da Epagri Márcio Sonego e Luiz Augusto Martins Peruchi. Eles abordaram sobre os aspectos de produção, variedades, adaptação na região e como controlar as principais pragas e doenças dos bananais, como: Sigatoka e mal-do-Panamá.  

           As bananas serão plantadas sem agrotóxico e adubo químico. De acordo com o engenheiro agrônomo da Epagri, Jaldecir Mazzorana “muitos agricultores mostraram interesse no plantio para a própria subsistência, mas alguns já pensam em investir na produção para a venda, principalmente como merenda escolar”, afirma.             

            As espécies recomendadas para a região são: pioneira, FHIA-1, baby nam, SH-36, maça-Bahia, prata, entre outros. “Essas variedades mostraram boa resistência às doença,s conforme a comprovação na estação experimental de Urussanga”, ressalta Mazzorana.             

            Agora o próximo passo é fazer o pedido das mudas no escritório da Epagri em Cocal do Sul e, em seguida os técnicos entrarão em contato para aquisição. O trabalho conta com o apoio da Prefeitura Municipal.  

            Participaram do encontro, também, dois pesquisadores da Epagri de Florianópolis envolvidos no programa SC Orgânico.