Agricultores recebem balança comunitária para peso de gado

                Os agricultores que fazem parte do grupo temático “Gado Leiteiro”, do projeto Microbacias 2 (Rio Cocal) desenvolvido pela Epagri com o apoio da Prefeitura Muncipal de Cocal do Sul receberam, na última semana, uma balança comunitária para pesagem de gado. O equipamento é fixo e está instalado na propriedade do agricultor Francisco Rosso, na Linha Braço Cocal. 

                O investimento de R$ 5 mil (recurso do Governo do Estado) vai beneficiar cerca de 30 agricultores que fazem parte do grupo. Demais interessados também poderão utilizar a balança. O objetivo é ter o peso exato do gado na hora da venda e acompanhar o desenvolvimento do animal.   

              Antes, o gado precisava ser levado para cidades vizinhas para ser pesado. Segundo o coordenador do grupo, Claudino Possamai a balança significa um ganho de renda. “A maioria dos agricultores não tem visão ou condições de avaliar o peso do animal a olho nu. O que colocava em risco a negociação. O comprador experiente sempre levava vantagem. Além disso, o agricultor não terá mais despesa com frete”,  ressalta.  

               Participaram do encontro o gerente regional da Epagri, Renato Bez Fontana; Gerente Regional da Agricultura, Clóvis da Rolt; presidente do Conselho Municipal do Desenvolvimento Rural e Microbacia 2, Ênio Crozetta, equipe da Epagri de Cocal do Sul, agricultores, entre outros. 

              Mais informações pelo telefone: 3447-3123, Epagri ou 3447- 3281, Cláudio Possamai.