Cocal do Sul: Lixo hospitalar é retirado de local clandestino

            A Prefeitura de Cocal do Sul e o Samae realizaram hoje, 09/05, a retirada do lixo hospitalar encontrado na localidade de Rio Perso (interior do município), no início da semana. Cerca de 600 quilos de material foram retirados a 50 metros de uma nascente de água. O terreno é de propriedade particular e ainda não se sabe há quanto tempo o lixo estava sendo depositado no clandestinamente.  

            O secretário de saúde Sidney de Oliveira explica que o lixo será colocado em um depósito e o objetivo é incinerar o material em uma olaria.  

            Segundo o responsável pela delegacia de Cocal do Sul, Evandro Rodrigues “um inquérito policial foi aberto e a policia ambiental já fez as notificações. “Materiais com identificação de hospitais da região foram encontrados e a partir da semana que vem as intimações serão oficializadas”, adianta. O culpado irá responder por crime de poluição de água potável, de uso comum ou particular, tornando-se imprópria para consumo ou nociva à saúde das pessoas, conforme Art. 54 da Lei Ambiental combinado ao Art. 271 do Código Penal. O responsável poderá pegar de um a quatro anos de reclusão. 

           O Samae também fez a coleta da água e esta providenciando a análise. O Samae garante que a população não será prejudicada, pois a água que abastece o município vem do rio Tigre. A polícia tem 30 dias para concluir o inquérito.  O lixo foi encontrado, na última terça-feira, 06/05, por funcionários da secretaria de obras de Cocal do Sul que trabalhavam nas proximidades.           

         Mais informações pelos telefones:

Responsável pela delegacia,Evandro: 9977-6967 ou 3447-0465;

Secretário de saúde, Sidney:9964-8736

Diretor do Samae, Ângelo Sartor: 9978-4639

Vigilância sanitária, Mário:9604-9119