Outubro Rosa encerra com palestras sobre cirurgia plástica e saúde da mulher em Cocal

          A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul reuniu, nesta semana, centenas de mulheres do município para tratar sobre o câncer de mama que afeta milhares de mulheres todos os anos. Diversos temas foram discutidos em torno da doença, bem como, orientações e alertas. Duas palestras foram proferidas.Uma delas foi ministrada para a comunidade pela Cirurgiã Plástica Dra.Glayse Favarin, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica. A médica destacou a reconstrução da mama pós-cirurgia, as formas de prevenção, bem como, a pré-disposição à doença. Depoimentos de superação de mulheres que passaram pelo tratamento também contribuíram com o encontro de forma construtiva e motivacional.  

         A segunda, realizada para mulheres dos grupos de mães abordou sobre Climatério e Reposição Hormonal e teve como palestrante a médica ginecologista, Dra  Maria Lúcia  de Oliveira C. Snoeyer. A doutora falou ainda do equilíbrio nutricional, visando os benefícios da saúde durante as várias fases da vida. Ambos os encontros aconteceram no Salão Paroquial da Igreja Matriz e encerraram as atividades do Outubro Rosa no município. “Ações de orientação e de prevenção da saúde da mulher devem ser constantemente abordas. As pessoas devem ter a consciência de que a saúde é um bem que tem que ser cuidado e nós somos os principais responsáveis.  É uma grande satisfação finalizarmos o OUTUBRO ROSA, comemoração justa e oportuna dedicada à saúde da Mulher. A equipe esta satisfeita com os resultados, porém  precisamos implementar cada vez mais as ações voltadas à prevenção, além de ampliar o acesso das mulheres a este serviço”, ressaltou a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez. 

         Durante o mês de outubro, a Secretaria de Saúde realizou ainda aproximadamente 400 preventivos, além dos exames de mama.