Incentivo: Apicultores recebem equipamentos para a produção do mel

             Cerca de 20 apicultores de Cocal do Sul receberam, ontem (21/07), equipamentos, como:caixas de abelha, macacão e demais utensílios para a prática da produção de mel.Os participantes fazem parte do Grupo Temático de Apicultura (Rio Cocal e RioGalo). A iniciativa faz parte do projeto Microbacias 2, da Epagri em parceria com a Prefeitura Municipal. O grupo existe há dois anos e foi o primeiro a serim plantado na região. 

             O objetivo do projeto é resgatar, incentivar e fortalecer a atividade. Depois de Içara, Cocal do Sul é o maior produtor de mel da região da Amrec. Segundo o engenheiro agrônomo Saymon Antônio Della Bruna Zeferino os apicultores nunca tiveram incentivo antes. “Com o preço em queda muitos deles desestimularam. Nossa intenção é elevar a produção novamente, valorizar o agricultor, a pequena produção e criar oportunidades”, afirma. 

             O apicultor Antônio Zaccaron trabalha com mel há 54 anos e acredita que o grupo vem para somar. “O grupo nos dá mais força, abre caminhos e, hoje, pensamos em projetos para valorizar nosso trabalho e produto. Queremos implantar um modelo e fazer com que a apicultura não se perca. Esperamos que nossos filhos, os jovens possam dar continuidade”, ressalta.

             O projeto financia 80% do material disponibilizado. E além do apoio financeiro, os participantes também recebem treinamento e preparação através de cursos. Em agosto será realizado o básico em apicultura e a intenção é colocar uma associação para o comércio do produto através da Casa do Mel que será,inicialmente, desenvolvida na Epagri de Urussanga. 

             Mais informações pelo telefone: 3447- 3123 (Epagri) ou 9907-4122, Saymon.