Creche municipal: crianças aprendem sobre responsabilidade no trânsito

           As crianças estão prontas para chamar a atenção. “Pai, o capacete!”. Esse é o alerta que Wesley, de quatro anos, faz quando o pai sai de moto e esquece de suas obrigações. A irmã Ketolin, de dois anos, também aprendeu bem a lição. A mãe, Laudicéia de Oliveira da Silva conta que a menina dá exemplo. “Ela senta,coloca o sinto de segurança e fica bem quietinha no banco de trás”, destaca.   

           Os alunos, principalmente os de três anos, têm a resposta na ponta da língua quando o assunto é educação no trânsito. O resultado é fruto do trabalho desenvolvido durante o ano na creche municipal de Cocal do Sul, Morada da Alegria, junto com pais e professores. 

           Através do projeto “Um olhar para a vida”, crianças com idade entre oito meses e três anos aprenderam sobre o cuidado no trânsito, respeito e segurança. A diretora da escola, Mirtez Guglielmi Bez Fontana acredita que esses valores estão se perdendo entre as pessoas. “Apostamos na nova geração e já estamos colhendo os resultados. Os pais são prova disso, são os primeiros a serem cobrados. Com isso, as crianças crescem conscientes e é natural que esses cidadãos passem a cobrar uns dos outros um comportamento mais responsável no trânsito”, ressalta. 

           Entre as atividades, eles aprenderam as cores das sinaleiras, a atravessar a rua pela faixa de pedestres, com os pais, entregaram panfletos educativos aos motoristas na sede da polícia rodoviária estadual, assistiram a palestras com profissionais do trânsito e bombeiros, passearam por Criciúma para observar o funcionamento na prática das sinaleiras, entre outros. 

            Para finalizar o projeto, professores e alunos criaram uma mini cidade com casas e ruas, em material reciclado. Também foram feitas duas maquetes mostrando como era o antigo trânsito do município e como é hoje. As crianças fizeram papel de condutoras, cada uma com seu automóvel e carteira de motorista. “Sabemos que é na primeira fase da vida que as crianças começam a criar hábitos, formar a personalidade. E acreditamos que é somente através da educação que vamos mudar um pouco da nossa realidade”,finaliza Mirtez.