Legião de Maria comemora 25 anos de história em Cocal do Sul

             Noite de agradecimento e comemoração na igreja católica de Cocal do Sul. A Legião de Maria (movimento católico de evangelização) comemorou, na última quarta-feira, 27/05, o Jubileu de Prata. Vinte e cinco anos de história de homens e mulheres que decidiram ser missionários tendo Maria, mãe de Jesus, como parâmetro. Uma missa em ação de graças marcou a festividade. Ela foi presidida pelo padre Daniel Spricigo e animada pelo maestro Jaime De Brida. Mais de 200 Legionários e familiares celebraram e comemoraram. Caravanas de cidades vizinhas também prestigiaram o encontro que terminou com um coquetel e corte do bolo.  

              Seguida pela maioria dos países, a Legião de Maria tem por objetivo tornar Jesus e Maria conhecidos e amados pelo maior número de pessoas. Os Legionários pregam o Evangelho por meio de reuniões de formação, orações e serviços em todos os segmentos das atividades humanas, como: hospitais, abrigos, periferias, escolas, catequeses, lares, paróquias, entre outros. 

               A festa central da Legião de Maria é a cerimônia da Acies, palavra latina que significa um exército em ordem para a batalha. Um encontro que acontece uma vez por ano. Legionários de todo o mundo se reúnem para renovar a sua fidelidade à Maria, Rainha da Legião, e dela receber a força e a bênção para um novo ano de combate contra o exército do mal.  

               Hoje, 45 membros ativos formam a Legião em Cocal do Sul, além dos membros auxiliares. Os Legionários Domingos Da Rolt, Nereu Furlan, Jurema Furlan e Maria de Lurdes Pereira levantam a bandeira de Maria há 25 anos. Para eles é uma graça preservar o movimento e um  presente fazer parte desse exército. “Nosso trabalho consiste em orações e visitas domiciliares. Somos profetas de Maria. Um serviço social de cunho religioso que se expande cada vez mais na busca de uma vida baseada nos princípios de Maria e no fortalecimento da fé dos cristãos. Nosso enriquecimento espiritual vem das reuniões semanais e mensais, do apostolado colocado em prática em outras comunidades, da reza do terço e da catena. Não há preço e toda ação é gratificante”, destacam. 

               Segundo o pároco, pe. José Aires todo o jubileu é um marco e a história da Legião de Maria é a nossa história enquanto igreja. “É um trabalho que serve de exemplo de força, esperança e otimismo para todos nós. As ações sociais realizadas pelos Legionários contribuem com o bem-estar da população. É o fortalecimento da espiritualidade Mariana levado de casa em casa e com a capacidade de promover mudanças”, ressalta. 

A história da Legião em Cocal do Sul 

              O movimento da Legião de Maria foi fundado em 27 de maio de 1984, em Cocal do Sul, a pedido do Padre Lindolfo Lueckmann. Um dia de apostolado foi realizado na igreja matriz e mais de 500 famílias foram visitadas. Mais de 70 Legionários de Criciúma e Urussanga plantaram aqui uma semente cultivada há 25 anos.  Ao todo, seis grupos fazem parte da Legião em Cocal do Sul: Natividade (grupo fundador), Nossa Senhora Perpetuo Socorro, Guadalupe, Aparecida, Auxiliadora, Mãe da Divina Providência e Cúria Mãe Menina.  

A primeira diretoria 

Presidente: Nereu Furlan; Vice: Domingos da RoltTesoureiro: Adelina VilperSecretária: Maria Aparecida Dajori 

Diretoria atual Presidente: Claudete Constante da SilvaVice: Domingos da RoltTesoureiro: Nereu Furlan; Secretária: Maria de Lourdes Pereira