Telecentro comunitário garante inclusão digital em Cocal do Sul/Idosos também farão parte do projeto

            A aluna Stephanie Gama, 14 anos, que antes não tinha acesso à internet, encontra no telecentro comunitário uma oportunidade para ampliar o conhecimento, buscar informações, agilizar os trabalhos de aula e aproveitar as instruções de informática. “É um espaço importante que acabo de conhecer e quero aproveitar frequentemente. Iniciativa que vai me ajudar no dia a dia. Também espero estender a ação a minha família e conhecidos que, muitas vezes, se limitam por não terem condições”, ressalta.   

             Stephanie é um exemplo de muitos que o Telecentro Comunitário, inaugurado nesta terça-feira, 23/06, em Cocal do Sul, quer beneficiar e proporcionar a todos os interessados que não têm computador ligado à internet. Dez computadores e equipamentos de última geração estarão à disposição para pesquisa, treinamentos na área de informática e impressão de trabalhos. Serviço gratuito e que vai funcionar nas dependências da biblioteca municipal, conforme o regimento interno.  

            Segundo o secretário de educação, Arlei Boselo o objetivo é combater a exclusão digital. “Indiferente da idade, o trabalho não vai se limitar apenas ao ensino do uso do computador. Qualquer pessoa pode utilizar o espaço. É uma oportunidade para a vida, crescimento e busca de conhecimento através da tecnologia de informação e comunicação. Queremos que a comunidade participe e evolua em todos os quesitos que essa ferramenta é capaz de proporcionar”, ressalta. 

            O projeto também pretende atender grupos da terceira idade. Dois instrutores estão à disposição da população para dúvidas, esclarecimento e treinamento. O Telecentro Comunitário está aberto das 8h ao 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.  

           Segundo o prefeito, Nilso Bortolatto o programa de inclusão digital vai capacitar as pessoas, inseri-las na sociedade da informação e contribuir para a construção da cidadania digital, promovendo dessa forma, melhor qualidade de vida e conhecimento à população. “É o resultado de um trabalho de idas e vindas a Brasília junto ao Ministério das Comunicações que começou em 2007. Depois de todo o processo burocrático em dia, fomos contemplados e esperamos que toda a população aproveite da melhor forma possível essa oportunidade”, finaliza.