Alunos da Demétrio Bettiol estuda e transformam obras da Artista plástica, Edina Sikora

             Uma proposta da professora de Artes da EEF Demétrio Bettiol, Isaura Cauduro colocou os alunos do 5º Ano da instituição cara a cara com os trabalhos da renomada artista plástica Edina Sikora. A paulista cria suas obras focada na cultura do povo brasileiro e possui uma experiência de mais de 20 anos em arte educadora.   

              Para fazer o trabalho, a professora de Artes iniciou as aulas apresentando a biografia da artista, observando suas imagens e dialogando sobre cultura e população. Em seguida, cada aluno escolheu a obra que mais se identificou, observou as linhas, os traços, as poses e as cores. Logo após esse processo de apreciação, foram orientados a se “vestirem de obra”, ou seja, a partir dessa imagem selecionada, eles se posicionaram com uma personagem retratada, utilizando a câmera fotográfica para registrar e o computador para fazer as interferências. “Eu não imaginava que uma proposta de atividade simples faria tanto sucesso. O brilho nos olhos dos alunos ao receberem a resposta e o reconhecimento tão carinhoso da artista que foi nossa referência foi de emocionar. As obras foram apreciadas na época das festas juninas, pois ela se inspira muito na cultura brasileira para criar. Então tem muitas pinturas com desenhos de pessoas com os trajes juninos, as brincadeiras, as comidas e das danças. Logo após lancei o desafio para que eles se vestissem de obra, seria o produto de sua própria arte. Ou seja, a partir de uma foto pessoal em uma pose semelhante a uma obra da Edina Sikora, eles deveriam compor um fundo baseando-se nas características da artista. E o resultado foi maravilhoso, pois apesar da pouca idade (10 anos) eles dominaram o uso das tecnologias”, explica a professora Isaura.     

               A aluna Alexandra Carboni Dela Justina se surpreendeu. “Tive a oportunidade de demonstrar meu trabalho para uma artista que eu nunca pensei em me comunicar. Quando eu fui fazer uma nova obra, observei e senti como se a chuva tivesse caindo em mim. Foi muito bom reproduzir uma nova obra. Eu não sei como a Edina consegue fazer tantos detalhes, pequenas flores, estrelas. Muito lindas mesmo!”   

                O trabalho foi relatado à artista através de e-mail que sensibilizada respondeu a todos os alunos dizendo: “Adorei. Sabe, eu quase chorei! Obrigada por essa energia tão grande de amor! Muitas escolas estudam minhas obras, já perdi a conta nestes 10 anos. Mas as fotos, as pessoas esquecem, e eu fico muito curiosa e querendo registrar isso, afinal ter o trabalho estudado em vida é algo muito raro entre os artistas, e eu me sinto privilegiada. Obrigada Isaura, ficou excelente seu trabalho. Criativo e atual!” Edina fez várias exposições por todo o território nacional utilizando suportes para criação, como: papel, pedra, tecido, madeira, móveis e objetos.