Cocal do Sul: CONAE reúne cerca de 200 pessoas e propostas focam a educação especial

           Autoridades, profissionais da educação, pais, representantes de conselhos e sociedade civil participaram da Conferencia Nacional de Educação – CONAE, fase municipal, em Cocal do Sul. Cerca de 200 pessoas apresentaram uma série de propostas em beneficio da educação brasileira para ser incluída no documento referência que será elaborado pelo Governo Federal.            

          Segundo o secretário de educação, Arlei Boselo Ponciano a maioria das propostas foi direcionada a educação especial. “Os participantes pediram para que a libra e o braille sejam incluídos no currículo do ensino básico, reivindicaram profissionais especializados para atender os alunos com necessidades especiais, materiais pedagógicos qualificados, avaliação diferenciada para esses estudantes, salas multifuncionais, entre outros”, ressalta.           

            As propostas que também serão encaminhadas são a formação gratuita dos docentes, capacitações, seminários, garantia de financiamento para a aquisição de transporte escolar com roteirista, formação de parceria com outros segmentos da sociedade, como: secretaria de saúde, ação social, conselho tutelar e ongs para dar suporte aos educadores, garantia da obrigatoriedade da língua inglesa no currículo das séries iniciais do ensino fundamental e da educação básica dos quatro aos 18 anos com financiamento da União.             

            Durante a Conferência três eixos foram discutidos: Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar, Formação e valorização dos profissionais da educação e Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.  

             Mais informações pelo telefone: 9623-9761, Arlei.