Cocal do Sul realiza campanha contra o câncer de boca

            A equipe de saúde bucal de Cocal do Sul realizou, na última sexta-feira, em todas as unidades de saúde, o trabalho de prevenção contra o câncer bucal e outras lesões. Mais de 80 exames foram realizados. A ação também aconteceu paralela a conscientização do uso do cigarro como fator de risco para o câncer de boca. Além disso, materiais impressos foram distribuídos em todo o município.  Segundo o dentista, Rafael Perucchi “todos os pacientes foram diagnosticados e aqueles que apresentaram alguma lesão estão sendo monitorados ou foram encaminhados para especialistas”, explica.             

            Para a coordenadora da equipe de saúde bucal, Denise Becker a atividade foi desenvolvida com o objetivo de identificar lesões suspeitas e prevenir o câncer de boca. “Quanto mais cedo for descoberto, melhor o tratamento. O auto exame deve ser feito com freqüência, pelo menos duas vezes por ano. As pessoas também podem fazê-lo em casa. Elas só vão precisar de um local bem iluminado e um espelho e deverão procurar por áreas machucadas de baixo de dentaduras, pontes móveis, observarem a mudança de coloração, feridas que não cicatrizaram em duas semanas, dentes quebrados ou amolecidos que cortem ou machuquem a boca e caroços. Caso haja o aparecimento de qualquer sintoma relacionado é necessário procurar por um profissional”, orienta.

A atividade foi uma ação da prefeitura municipal através da secretaria de saúde. O atendimento foi gratuito e todos os dentistas do setor público estiveram engajados nessa ação.