Cultura: Cocal do Sul recebe peça teatral da Itália

             A Prefeitura de Cocal do Sul através da secretaria de educação esporte e cultura, Instituto Maximiliano Gaidzinski e o Circulo Italiano de Cocal do Sul abrem as portas da cultura italiana no município. No dia 23 de outubro, sexta-feira, a cidade será palco para a apresentação da peça "Il ponte sugli oceani”, ou seja, “A ponte sobre os oceanos”, baseada na obra literária de Raffaello Canteri, do grupo teatral Impiria, da região do Veneto da Itália. A vinda do grupo de teatro italiano é uma iniciativa e um trabalho do Circolo Veronesi Nel Mondo di Criciúma e Nova Veneza que fez o projeto e as tratativas com o grupo teatral e Associazione Veronesi e conta com o apoio da Regione Del Veneto.       

            Sete atores fazem parte do grupo “Impiria”, além do autor da obra, Raffaello Canteri que irá autografar seus livros em sessão especial, em cada município onde a peça será apresentada. O grupo e a peça são conhecidos por quase toda Itália, principalmente no Veneto e já receberam vários prêmios de festivais de teatro na Itália, como: vencedor de melhor espetáculo no festival de teatro de Salerno, prêmio especial do júri do festival nacional de Perugia, melhor texto e acompanhamento musical no festival da Ilha de Elba.            

            O grupo vai se apresentar em seis municípios. A turnê terá início no dia 20 de outubro. A peça será apresentada toda em italiano e vai contar a saga de uma família da Lessinia, região norte montanhoso da província de Verona, por quatro estações. A dramaturgia representa outras tantas histórias idênticas da Itália Migrante dos séculos 19 e 20. Uma viagem venturosa e poética, cômica e comovente de uma parte a outra do mundo – Brasil, Argentina, Venezuela, USA, Austrália, Europa – na busca de uma vida melhor. Uma viagem nos sentimentos da existência, narrada com rigor histórico e muita emoção. É uma homenagem aos bisavôs, avôs, pais e descendentes, bem como, um hino à esperança e ao sonho, ao sofrimento e a alegria. Uma história sobre os oceanos do espaço e do tempo. É um documento que conta de onde vem os descendentes e procura retratar aonde fomos.        

           Segundo o presidente do Circolo Veronesi, Valter Fabris “nós estamos oferecendo às  comunidades de imigrantes venetos uma experiência teatral que retrata episódios da vida de seus antepassados durante o período da emigração italiana, evidenciando as emoções e o espírito daqueles que se envolveram nesta aventura de luta”, destaca.

           Em Cocal do Sul, o grupo também vai aproveitar para conhecer a cidade. Fará visitas nas empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos, fábrica de cachaça Aretusa, museus, IMG, gruta da Mãe Pelegrina, entre outros. “Com certeza será um momento único para Cocal do Sul e é um orgulho sermos escolhida, já que o evento retrata a nossa cultura e valoriza a nossa terra”, ressalta o prefeito Nilso Bortolatto.

           A peça será apresentada no auditório do IMG, às 19h30min. Serão disponíveis 150 ingressos-convites que podem ser adquiridos na Prefeitura Municipal, IMG e Circulo Italiano. A entrada será um brinquedo para a campanha de Natal.  

Cronograma das apresentações:

Siderópolis –  20 de outubro, no Siderópolis Clube, às 19h30min;

Cocal do Sul – 23 de outubro, auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski, às 19h30min;

Nova Veneza – 25 de outubro, teatro Anchieta, no Caravagio, às 19h30min;

Criciúma – 27 de outubro, no teatro Elias Angeloni, às 19h30min;

Turvo – 29 de outubro, no Clube Grêmio Turvense, às 19h30min;

Içara – 30 de outubro, na Casa da Cultura (praça central), às 18h30min;