Agricultoras e alunos da Apae aprendem a tecer

            Agricultoras de Cocal do Sul e alunos do Cala/Apae concluíram hoje, 26, o treinamento em Tapeçaria em Tear de Penteliço. Foram três dias de aula onde participantes aprenderam a tecer e a criar diferentes peças. Segundo a instrutora do Senar, Caroline Diana Mocelim, do meio Oeste, “o treinamento é uma opção para que as agricultoras não deixem de trabalhar e aproveitem o tempo disponível e o artesanato para incrementar a renda da família e, até mesmo, para consumo próprio. Da mesma forma para os alunos da Apae que ficam por dentro de novas técnicas e podem repassar aos colegas da instituição”, ressalta.            

            Para a agricultora, Lenir Sacon Saviato o curso é uma terapia, diferente de todos os outros. “É uma novidade pra gente. Podemos fazer a qualquer hora e são produtos úteis para o consumo próprio e para a venda. A princípio aprendemos a fazer tapetes e expandimos para cachecol, manta, casaco, cortina e almofadas, por exemplo. Agora só falta conseguirmos comprar o tear”, afirma.         

             O treinamento é uma parceria entre Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Epagri, Prefeitura de Cocal do Sul e Sindicato de Produtores Rurais de Orleans.