Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene completa dois anos

Há exatos dois anos, era firmado o tão sonhado Pacto de Amizade entre Cocal do Sul e Soverzene. Para o município, este foi um marco na história, representando um novo tempo de resgate e oportunidade cultural, social e de estudo. O pacto é uma relação de fraternidade e irmandade.

Cocal do Sul e Soverzene revivem, desde então, uma trajetória iniciada há mais de 140 anos, quando imigrantes originários da província de Belluno, na Itália, deixaram suas terras para recomeçar uma nova vida em Urussanga, cidade mãe de Cocal do Sul na época.

O Pacto de Amizade é uma iniciativa do Governo Municipal de Cocal do Sul, firmado pelo município e conta com o apoio e parceria do Círculo Italiano de Cocal do Sul. O objetivo é poder reaproximar a origem italiana pela semelhança entre as duas cidades em questões culturais, sociais e na sua descendência.

“É uma honra para nós, sul-cocalenses, e motivo de muito orgulho, celebrarmos dois anos deste marco histórico, que serviu como oportunidade para promover os costumes, história, tradições e cultura italiana que se instalaram por volta de 1880 quando famílias oriundas do Norte da Itália escolheram Cocal e a região Sul para viver”, declara o prefeito Fernando de Fáveri.