Agentes de saúde recebem curso específico de formação

            Quase 40 agentes comunitárias de saúde de Cocal do Sul estão participando do curso de formação especifica para agente comunitária. O curso é oferecido pelo Ministério da Saúde em parceria com a secretaria do estado e dos municípios.       

            O treinamento terá carga horária de 400 horas, sendo 120 presenciais e 280 a distância, com duração de quatro meses.  O primeiro encontro aconteceu no Teatro Elias Angeloni, em nível regional. A partir de agora as aulas terão continuidade no próprio município. Em Cocal elas tiveram início ontem, 29, na sala de catequese da igreja matriz. Durante o curso, serão abordados temas como SUS, diretrizes, programas, saúde mental, Estratégias da Saúde da Família, sistema de informação entre outros.          

            Segundo o prefeito, Nilso Bortolatto “o curso será importante para a saúde do município, pois irá qualificar as agentes para que possam atuar de forma ainda mais efetiva na promoção da saúde e prevenção de doenças nas comunidades”, destaca.  

             Para a agente de saúde, Tereza da Glória Rosso esta é uma forma de valorização. “Estaremos melhores informadas e profissionalizando cada vez mais nosso trabalho. Apesar das pessoas na rua não darem muito valor às agentes, é importante que todos saibam que somos um elo de ligação entre a comunidade e a secretaria de saúde. Acompanhamos desde a gestante até o idoso. Somos peça fundamental no andamento da saúde no município”, destaca.    

            Além do prefeito, participaram do primeiro dia de curso no município o vice Valdemar Bettiol, sec. saúde, Sidney Duarte de Oliveira e demais profissionais. A primeira aula contou com apresentação e dinâmica com a psicóloga Beatriz Galatto.