Cocal do Sul realiza levantamento epidemiológico na área de odontologia – pesquisa vai indicar a saúde bucal dos sulcocalenses.

            É com o objetivo de conhecer a realidade da saúde bucal em Cocal do Sul que a secretaria de saúde, através das equipes de odontologia, esta realizando no município o levantamento epidemiológico. Esta é a segunda vez que a avaliação é feita. A primeira foi há cerca de 10 anos.          

            O estudo esta sendo desenvolvido por amostragem. Aproximadamente 700 crianças e adolescentes entre cinco e 12 anos de escolas públicas e particulares farão o exame.     

            O trabalho deve ser concluído na próxima semana pelos profissionais. Segundo a dentista do PSF do bairro Vila Nova, Semina Nakos todos os dentes da criança e adolescente passam pelo exame onde é verificado se existe cárie, a situação da restauração, dentes perdidos e obturados. “Todas essas informações irão medir o índice COP-D. Quanto maior for esse número, mais afetada será a população pela cárie”, explica.    

            De acordo com o secretário de saúde, Sidney Duarte de Oliveira o objetivo é promover a saúde bucal no município. “Em cima da avaliação e diante da realidade apresentada nossa meta é fazer um planejamento para desenvolver ações e traçar estratégias de política pública na área de odontologia”, afirma.            

           O atendimento público odontológico em Cocal do Sul conta com oito dentistas, um técnicos e cinco auxiliares que atendem nos seis PSFs do município. Os profissionais realizam trabalho de prevenção e atividades curativas.