Prefeitura de Cocal mobiliza famílias para se cadastrarem até maio para receber o benefício do Bolsa Família – Governo vai liberar mais recursos para

            Até junho deste ano, o Governo Federal espera liberar mais recurso para o Programa Bolsa Família. Para Cocal do Sul ser contemplado com maior número de pessoas, a prefeitura  por meio da secretaria de Ação Social e da Família esta mobilizando as famílias que tenham renda per capta de até R$ 140,00 para se cadastrarem, bem como, aquelas que estão desatualizadas a mais de dois anos.             

            Em abril, 273 famílias receberam o beneficio. D acordo com o secretário de assistência social, Geraldo Silveira esta se trabalhando para que nenhuma família fique excluída por falta de informação. “Pedimos a toda comunidade para que sejam nossos parceiros e encaminhem essas famílias para se cadastrarem e que nos ajudem a fiscalizá-las. Em todos os PSF’s do município, Câmara de Vereadores, prefeitura e na própria secretaria existe uma listagem das famílias que estão recebendo e o telefone para denúncia”, ressalta.           

             Em abril de 2009, a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Senarc) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulgou a atualização das estimativas municipais de pobreza. Com isso, o número de famílias a serem atendidas pelo Programa Bolsa Família aumentou em, aproximadamente, 1,9 milhão. No entanto, verificou-se que ainda existem famílias que não são cadastradas com o perfil de renda para inclusão no PBF – ou seja, renda familiar per capita de até R$ 140,00. Dessa maneira, o número de famílias previsto para ingressar no Bolsa Família não foi atingido em alguns municípios. Além disso, muitas famílias foram desligadas do Programa por falta de atualização das informações cadastrais no âmbito da atividade de Revisão Cadastral realizada ao longo de 2009, bem como das auditorias que o MDS vem realizando.        

             Geraldo explica ainda que o cadastro é importante porque no ano passado o governo liberou mais de 1 milhão de novos benefícios aos municípios. “Este ano acontecerá novamente, sendo, a primeira expansão em junho. Portanto, as famílias que se enquadram no perfil do programa devem realizar seu cadastro ou atualização até o final do mês de maio para que possam ser incluídas na folha de pagamento de junho”, orienta.           

           As pessoas devem realizar o cadastro e atualização na Secretaria de Assistência Social das 8h às 12h e das 13h às 16h, na rua Professor Paulo Galli, 39, Centro. Deve ser apresentado os documentos de todas as pessoas que residem no domicílio.