Conhecimento, serviços e diversão marcou a 1ª Ação no Bairro, em Cocal

            Centenas de pessoas participaram da 1ª Ação Social no Bairro, em Cocal do Sul. O Vila Nova foi o primeiro a ser contemplado. O evento foi realizado no último sábado (15) e a comunidade conferiu inúmeros serviços e atividades. Os preparativos começaram de madrugada com a preparação do “suíno-pizza”, uma das atrações, novidade para o almoço. O suíno desossado e assado é uma tradição da região de Braço do Norte e Orleans. Foram oito horas de fogo até ficar no ponto.          

            O evento foi uma realização da APRODECS (Associação Pró-Desenvolvimento de Cocal do Sul) e Prefeitura Municipal em parceria com entidades. A cada dois meses a ação será realizada em um bairro diferente. O objetivo é propor conhecimento, integração e divertimento.            

             Neste dia, as pessoas aproveitaram para receber a vacina, medir pressão, orientação sobre a dengue, meio ambiente e mais de 200 mudas de plantas foram doadas. Além disso, a saúde realizou exame de prevenção ao câncer de boca. Inúmeras crianças foram diagnosticadas.           

            O Conseg (Conselho Municipal de Segurança) também participou. Essa foi a primeira ação na comunidade da equipe. Em parceria com a RBS TV aderiram à campanha contra o crack, “CRACK nem Pensar”. Cartilhas foram distribuídas e orientações sobre álcool no trânsito, Proerd e a importância da policia comunitária foram dadas. O trabalho foi acompanhado pelo soldado Sidney Warmeling.         

            Na área de educação, a comunidade pode conhecer os projetos desenvolvidos nas escolas municipais. O que mais chamou a atenção foi o “Falando com as Mãos”, onde os três alunos surdos que fazem parte da Inclusão Social mostraram aprendizado e desenvolvimento junto com a professora interprete. Uma mostra de foto também registrou os 25 anos da escola do bairro, José Peruchi. Já a Unibave (Universidade Barriga Verde) divulgou o Campus de Cocal do Sul, seus cursos e as inscrições.       

               Para a manicura, Josiana da Silva Jerônimo foi um sábado diferente. “Encontramos conhecimento, diversão, solidariedade, dicas, orientações e recebemos visitantes de outras localidades. É a primeira vez que a comunidade se envolve em um evento deste gênero que traz benefícios e interação para todas as famílias”. 

             Na área da cultura, a dança e canto coral, bem como, a animação do programa dos italianos de Urussanga agitaram a manhã. Além da exposição dos grupo de mães. Segundo o presidente do bairro, Ailton da Silva Pacheco mais de 200 almoços foram servidos. “O melhor de tudo isso é a parte social e ver a comunidade disposta e entrosada. Todo o dinheiro arrecadado com as refeições será utilizado para arrumar o centro comunitário. Só temos a agradecer pela bela iniciativa da Aprodecs e Prefeitura ”, ressalta.  

Empresas Eliane e IMG perto da comunidade: visitantes conheceram os 50 anos de história        

              A evolução da cerâmica também foi uma das atrações da 1ª Ação no Bairro, no Vila Nova. Através do Instituto Maximiliano Gaidzinski, os alunos do CMG apresentaram os 50 anos das Empresas Eliane Revestimentos Cerâmicos. Segundo o diretor do Colégio Maximiliano Gaidzinski, Vilmar Menegon Bristot “os sulcocalenses precisam saber que moram em uma cidade que possui o melhor revestimento cerâmico do país e do mundo. Isso é um orgulho”, afirma.         

             Nas últimas semanas foi lançado o livro que conta a trajetória de meio século da empresa. Durante a ação, as pessoas puderam relembrar as primeiras peças simples produzidas em 1960, a inovação em 1970 com desenhos no azulejo e, em 1990 o grande salto, a produção do Gres Porcelanato, empresa pioneira no Brasil. Preocupada com o meio ambiente, em 2000 fabrica o primeiro Porcelanato Ecológico, o Ecostone. Em 2010, mais uma inovação: peças que imitam quadros com utilização de cristais, uma parceria com uma empresa de cristais, única do Brasil.             

               O aposentado, Eloir Valdir Borges trabalhou 11 anos na empresa e relembra que já teve o primeiro azuleijo da empresa na sua casa. “Foi a empresa que proporcionou o crescimento de Cocal. Foi ela através de seu crescimento e evolução que trouxe para muitas pessoas uma nova oportunidade. Para mim não foi uma simples empresa, foi uma família e eu fiz parte desta história”, ressalta.