Clubes de Mães de Cocal aprendem a reciclar o lixo – Está é a primeira ação da FUNDAC que antecede o cronograma em comemoração ao dia do Meio Ambiente

           Em comemoração ao dia do Meio Ambiente (05 de junho), técnicos da  FUNDAC (Fundação Municipal de Meio Ambiente) realizam a primeira ação que antecede o evento geral de conscientização ao meio ambiente.  O trabalho tem início com as mulheres que participam dos grupos de mães.  

           Através de encontros, elas estão recebendo orientação sobre o lixo urbano e seu aproveitamento. Segundo a superintendente da Fundac, Rose Isabel Golombieski “o grupo discute os diferentes tipos de lixo, como doméstico, comercial, industrial e o grau de perigo que cada um representa. Além disso, transtornos como alagamentos, pragas e doenças causados pelo destino incorreto desses materiais também são abordados como forma de educar e mostrar a realidade”, explica. 

          O objetivo é fazer com que as mulheres comecem dentro de casa a dar o destino certo para o lixo.  “Queremos que todo o material reciclável seja trazido para os grupos e se transforme em fonte de renda para as participantes dos grupos”, ressalta Rose.   

         A FUNDAC também esclarece dúvidas sobre a atuação no município. Os técnicos explicam durante os encontros os procedimentos no caso de corte de vegetação, instalação de empresas, construções diversas, proteção de corpos d’água, entre outras atribuições para o melhor planejamento de nossa cidade.

          Essa é a primeira ação que antecede o cronograma em comemoração ao dia do meio ambiente. O trabalho de discussão e orientação nas comunidades esta sendo levado pela equipe formada pela bióloga, MSc. Sandra Maria de Souza e pelo Eng° Agrônomo Saymon ADB Zeferino, bem como a superintendente.  

Concursos serão o diferencial este ano no dia do Meio Ambiente 

           A FUNDAC antecede e encerra as atividades em comemoração ao dia do Meio Ambiente na próxima terça-feira, 1º de junho. Depois do trabalho realizado nas escolas e grupos de mães, toda a comunidade está convidada para um dia diferente em prol do meio ambiente, na praça da igreja matriz. Durante todo o dia uma séria de atividades como: teatro, dança, distribuição de plantas nativas, exposição de materiais recicláveis e sua utilização serão destacados. O diferencial este ano são os concursos de desenho e redação envolvendo os alunos do ensino fundamental do município. Os vencedores  receberão bicicletas e até computador. “Queremos incentivar as crianças e adolescentes a pensarem e agirem conscientes. É investindo na educação e nos futuros cidadãos, principalmente, que provocaremos mudança e, consequentemente, a preservação do meio ambiente como um todo”, afirma Rose.           

            O trabalho esta sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de educação do município. As atividades terão início a partir das 8h30min.