Fumantes trocam carteira de cigarros por bombom em Cocal

            A secretaria de saúde de Cocal do Sul realizou nesta manhã, 31 de maio, Dia de Combate ao Tabagismo, uma ação para chamar a atenção e conscientizar as pessoas que fumam. Centenas de carros foram parados no posto da policia rodoviária. As pessoas receberam orientações, folder e adesivos. Além disso, mais de 200 bombons foram trocados por carteira de cigarros ou cigarros avulsos. As unidades (ESFs, Estratégia de saúde da Família) também estão com trabalho de conscientização aos pacientes.            

             Valdecir da Cruz foi um dos abordados. Ele é fumante há 20 anos, mas apesar da boa vontade nunca conseguiu parar de fumar. “Troquei a minha carteira de bom gosto, na verdade queria trocar pra sempre, mas é muito difícil.Vou tentar ficar pelo menos hoje sem fumar”, afirmou.                       

             Segundo a enfermeira Gisele De Bem a ação é positiva, apesar de muitas pessoas não aceitarem. “Muita gente não quis trocar o bombom pela carteira. Alegaram o preço caro. Apesar da resistência de alguns, as orientações foram passadas, inclusive pedimos para as pessoas que não fumam entregar o material para algum conhecido que tenha o vício”, afirma.            

             A equipe de saúde também divulgou o Programa de Controle do Tabagismo para as pessoas que realmente desejam parar de fumar. O trabalho existe há três anos e registra resultados positivos. Hoje 12 pessoas fazem parte do grupo. Durante um ano, elas recebem acompanhamento. “Às vezes o que falta é incentivo. Nós explicamos o que o cigarro causa, desenvolvemos estratégias, falamos sobre a dependência química e psicológica, realizamos exercício de relaxamento entre outros. Acompanhamos durante um ano a pessoa para que ela não se entregue em casos de recaída e o tratamento seja reforçado e firme”, finaliza Gisele.     

            O dia 31 de maio é uma data determinada pela Organização Mundial de Saúde com o objetivo de combater o cigarro.