Massoterapia nos grupos de terceira idade ajuda idoso a se exercitar

                A grande maioria da população idosa é sedentária, muitas vezes, devido a dolorosa artrose, dificuldades de equilíbrio ou problemas relacionados com circulação sanguínea. Pensando em proporcionar melhor qualidade de vida à terceira idade, a secretaria de ação social e da família de Cocal do Sul oferece há dois meses massagem terapêutica (massoterapia) nos grupos de idosos.            

               Os idosos já contavam com aulas de ginástica uma vez por semana, mas nem todos acompanhavam a professora de educação física. Segundo o secretário de ação social, Geraldo Silveira a maior preocupação era com aqueles que não podem fazer os exercícios e, por conta disso, ficavam sentados num canto. “Encontramos na massoterapia uma opção e forma de eles se movimentarem. Bolas de massagem e aparelhos são utilizadas. A importância da massagem no idoso é a certeza de que, pelo menos uma vez por semana receberá uma atenção dedicada, o que o fará sentir-se único e valorizado”, ressalta.

                  A terapeuta holística e massoterapeuta, Rita Lorena explica que o objetivo da terapia e da massagem no grupo da terceira idade é não deixar o idoso parado. Para isso,  utiliza-se de dinâmicas de integração, recreação e reflexão, bem como, a massoterapia que ajuda o idoso a aliviar tensões, alongar as fibras musculares, aumentar a circulação do local trabalhado, fazendo a oxigenação das células, proporcionando bem estar. “Os benefícios são inúmeros só precisamos motivá-los dentro das suas possibilidades e necessidades”, afirma.                 

                  Para a participante do grupo da Vila Nova, Maria Ivanir Cittadin depois que começou a exercitar o corpo se sente melhor. “Sinto-me mais leve. Tenho problema de coluna e parece que a dor diminuiu. Os exercícios são práticos e nada é impossível. São 45 minutos de acompanhamento que nem sentimos passar. Ficar pelos cantos então, nem pensar”, compara.            

                Cerca de 250 idosos participam dos grupos. A terceira idade se reúne uma vez por semana no município.