Curso de mosaico cerâmico estimula participantes a montar próprio negócio

            Aproveitar os resíduos cerâmicos e transforma-los em arte. Esse é o objetivo do curso de mosaico cerâmico oferecido em Cocal do Sul, de graça, e que reúne 32 alunos. Apaixonados pela arte e interessados em aprender uma nova técnica, eles estão encontrando no mosaico uma nova oportunidade e opção para o futuro.           

             A dona de casa Valdina Torres participa das aulas com o filho, Mateus (16 anos) e já pensa em expandir o conhecimento. “Essa é a melhor oportunidade que me aconteceu. Além de ser uma terapia, pretendo transformar a técnica em fonte de renda. Minha expectativa é reunir os interessados no final do curso e montar uma sociedade para produção e comercialização. Temos uma das principais empresas cerâmicas do mundo em nosso município, nossa matéria-prima. Precisamos valorizar isso e por que não confeccionar o melhor artesanato em mosaico cerâmico?”, ressalta.    

              Já as manas, Mariele e Michele Bonetti trabalham com arte em vitrais e ainda  não conheciam a técnica do mosaico. “A gente espera agregar esse novo método na escola, como por exemplo, reaproveitar os cacos de vidro para um subproduto. Outra expectativa que temos diante deste aperfeiçoamento é aguardar a seleção para um curso de mosaico artístico na Itália para, futuramente, desenvolver um projeto para a região”, ressalta.           

              Segundo a professora, Gisele Moraes a idéia é unir o pólo cerâmico a arte e tornar a região um pólo também do mosaico. “Para isso precisamos capacitar, preparar e estimular as pessoas para o mercado. O curso é completo, além da prática temos as aulas de ética e cidadania. Os participantes podem produzir desde um autoretrato, painel, bandeja até uma logo para empresa. Pra quem já trabalha com artesanato é mais uma fonte de renda e para aqueles que estão começando é uma oportunidade para um novo caminho”, afirma.           

              O curso de mosaico cerâmico é uma parceria entre o ADRVALE (Agência de Desenvolvimento Regional), SINE, SULFORP (Sul Formação Profissional) e a secretaria de Assistência Social de Cocal do Sul. Para o secretário, Geraldo Silveira esta é uma oportunidade para aperfeiçoar o conhecimento, buscar o primeiro emprego, proporcionar melhor qualidade de vida e bem estar, além de valorizar e transformar o produto da nossa terra em arte”, ressalta.            

                O curso tem duração de três meses. As aulas acontecem todas as segunda, quarta e sexta-feira, das 19h às 22h, no salão da igreja matriz.