Curso de culinária incentiva mulheres para o mercado de trabalho

            A prefeitura de Cocal do Sul através da secretaria de Ação Social e da Família realizou na noite de ontem, 30/06, a aula inaugural do curso de culinária para 18 homens e mulheres cadastrados nos programas sócio-assistenciais (Bolsa Família, CRAS e demais benefícios) e da comunidade. O curso faz parte do projeto “Mudando os Rumos e os Sabores” e acontece todas as quartas-feiras, das 19h às 22h, nas dependências da escola Demétrio Bettiol.  As aulas são ministradas pela professora  Neura Bez Fontana e terão seis meses de duração.             

            Segundo o secretário de ação social e da família, Geraldo Silveira “o objetivo desta iniciativa é possibilitar o aprendizado e manuseio de alimentos, fornecendo dicas de utilização de economia e de aproveitamento, a fim de detectar as carências do mercado e direcionar a qualificação dos participantes, possibilitando desta forma melhores oportunidades e qualidade vida”, ressalta.             

             A doméstica, Neide Eliane de Oliveira espera, com o aperfeiçoamento, uma mudança de vida. “Tenho problemas de coluna e não sei até quando vou conseguir me manter como doméstica. Quero que este aprendizado sirva de profissão mais tarde, além de poder fazer pratos bem feitos, adequados e com sabor para a família e amigos. Minha dificuldade é acertar os molhos, sempre tive curiosidade de conhecer as dicas e os segredinhos. Acho que agora estou no caminho certo e animada para colocar tudo em prática”, afirma.        

              Para a professora Neura, o curso não é só para aplicar em casa, mas qualificar para o mercado de trabalho. “Ele é prático, onde os próprios alunos irão cozinhar e preparar o prato de cada aula. Nós vamos apresentar uma série de alternativas para a venda, como molhos, massas caseiras e doces. Além disso, quem não tiver interesse em investir no seu próprio negócio poderá trabalhar em casas de confeitaria, padaria, restaurante, entre outros. É uma oportunidade que se abre”, explica.           

            O curso de culinária é totalmente gratuito para o participante. O último realizado no município neste porte foi há oito anos.