JUÍZA fala sobre indisciplina e violência na escola na 1ª Parada Pedagógica

            Indisciplina e violência na escola, tratamento da inclusão e órgãos de atendimento foram temas abordados e debatidos durante a 1ª Parada Pedagógica, em Cocal do Sul. Os assuntos foram esclarecidos pela juíza, drª Karen Guollo da Comarca de Urusanga e o promotor, Diogines Viana Alves e ganhou atenção de todos os professores presentes que participaram com dezenas de perguntas e dúvidas.               

           Segundo o secretario de educação, Arlei Boselo Ponciano um dos pontos que concentrou maior discussão foi relacionado aos órgãos competentes de atendimento e cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. “O promotor foi claro ao dizer que para um trabalho de qualidade é preciso integração entre Conselho Tutelar, Ação Social, Educação, Promotoria Pública e Ministério Público, por exemplo. Nada funciona individualmente”, afirma.             

            Os professores destacaram a preocupação quanto a indisciplina e violência dentro das escolas. Muitas instituições se deparam com o problema e, nem sempre,  conseguem resolve-lo com eficiência. De acordo com a juíza, Karen Guollo esta questão  deve ser combatida através de meios criados pela própria escola. “A prática do regimento interno seguindo o que determina a legislação maior é uma saída que funciona em inúmeras instituições e pode ser um exemplo a ser seguido no município”, ressalta.  Outro assunto levantado foi com relação a menores de idade nas ruas depois das 22h. “Nós temos uma portaria que proíbe adolescentes de estarem na rua após esse horário. Para fazer valer essa determinação é preciso que a sociedade denuncie e os órgãos competentes, conselho tutelar e policia,  tomem as providências. Tudo é um conjunto de ações que precisam ganhar a prática”, orienta a Juíza.            

             A 1ª Parada Pedagógica teve início na última segunda-feira, 19, com término nesta sexta-feira, 23, com atividades nas escolas. O evento é uma realização da secretaria de educação de Cocal do Sul com o objetivo de capacitar os professores da rede municipal. Participaram também do evento educadores de Morro da Fumaça e de escolas estaduais do município.           

             Além disso, foram destacados durante a semana os temas: a importância do planejamento, a prática da boa leitura, educação inclusiva, funcionamento da educação municipal, dinâmica familiar, transtornos de déficit de atenção e hiperatividade, transtornos psiquiátricos na infância, qualidade de vida para o educador, abuso e violência sexual infanto-juvenil e projetos em rede. Os debates aconteceram no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski durante todo o dia e reuniu centenas de profissionais.              

            “A secretaria avalia a Parada Pedagógica de forma positiva e construtiva para o dia a dia do professor. Nós só temos a agradecer a todos os envolvidos e o interesse e a preocupação dos professores de estarem se atualizando e aperfeiçoando. Participação que vai refletir no melhoramento da educação”, finaliza Boselo.