Crianças do PETI de Cocal participam da feira do livro de Criciúma

           Daniel Correa, 11 anos, não conhecia o cinema e nunca tinha participado de uma feira do livro antes. Integrante do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) de Cocal do Sul, junto com mais 26 colegas, teve a oportunidade de participar de uma tarde diferente e de muita cultura. Todos, acompanhados pela equipe do PETI, visitaram a 5ª Feira do Livro de Criciúma e estiveram em uma sessão de cinema.

           Daniel lê um livro por semana e ficou impressionado com a quantidade de obras no evento. “Achei um máximo. Minha vontade era de levar tudo pra casa. O que vi me motivou ainda mais para a leitura. Além disso, o cinema foi uma novidade. A tela é gigante”, descreve.

           Segundo a coordenadora do PETI, Paula Tomazi o objetivo é oportunizar e integrar essas crianças e adolescentes em atividades sócio-educativas. “A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido pela secretaria de ação social e da família. Ela esta inserida no processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como, de inclusão social e de suas famílias”, ressalta. 

             Para a psicóloga, Cristiane Santos Fernandes muitas dessas crianças nunca tinham participado de atividades como estas. “As atividades complementares enriquecem o universo informacional, cultural e lúdico desses alunos. Além disso, quando articuladas entre si, elas destacam aquelas voltadas para o desenvolvimento da comunicação, sociabilidade, habilidades para a vida e trocas culturais”, afirma.