Biblioteca pública de Cocal registra número crescente de leitores

            Em funcionamento há três anos, a biblioteca pública de Cocal do Sul registra  resultados positivos. O número de pessoas interessadas pela leitura vem crescendo ano a ano o que faz com que a secretaria de educação invista na qualidade e na atualização de livros. De 2008 a 2009, a freqüência total passou de 4000 para 4500 entre adultos e menores de 16 anos. No ano passado, 13.200 livros foram emprestados para leitura, quatro mil a mais com relação ao ano anterior.     

            Segundo a auxiliar de biblioteca, Flávia Quarezemin dezenas de novas carteirinhas são feitas todo o mês. “A biblioteca é freqüentada por todas as idades. Nós temos 915 usuários cadastrados e são mais de 3500 livros a disposição. Os mais procurados são os de literatura. Para os adultos e adolescentes a preferência é para obras de autores como Zibia Gasparetto, Augusto Cury, Paulo Coelho, Stephenie Meyer (sério Crepúsculo), Rick Riordan e Dan Brown.  Todo mês novas obras são adquiridas com o dinheiro das multas e reciclagem. A escolha é feita através da solicitação dos próprios leitores”, explica.             

             Já para as crianças, a secretaria de educação, esporte e cultura instalou recentemente uma brinquedoteca para estimular ainda mais o hábito da leitura nos pequenos. O espaço possui inúmeros jogos que trabalham a concentração, filmes educativos, fantoches e também são feitos teatros para aulas diferenciadas. Laura Savi Rosso, 10 anos, visita o local de duas a três vezes por mês. “Eu aproveito para brincar, pesquisar e escolher meus próximos livrinhos. O espaço e a diversidade me despertam o interesse e não vejo a hora de concluir a leitura para voltar”, ressalta.       

            Além disso, toda a semana as escolas levam as turmas para atividades complementares na biblioteca e brinquedoteca. Elas passam horas lendo e pesquisando. Segundo a professora Marivalda Costa esta é uma forma de colocar as crianças em contato direto com os livros. “As idas são importantes porque elas vivenciam o mundo da leitura e complementam os conteúdos de sala de aula. Aos poucos elas vão aprendendo a gostar deste universo e descobrindo a importância do hábito da leitura para a vida”, observa.           

             A biblioteca pública de Cocal do Sul esta localizada na rua Alfredo Del Priori, nº 136, no Centro. Ela fica aberta das 8h às 12h e das 13h às 17h. Para ter acesso aos livros e levá-los para casa, os interessados devem fazer uma carteirinha. Os documentos necessários são: comprovante de residência, foto, identidade e cpf. As pessoas podem alocar até dois livros para um prazo de prazo de 10 dias.           

            Amanhã, 31 de agosto, uma turma de alunos de Urussanga fará visita na boblioteca onde haverá apresentação de teatro, brincadeiras e pesquisa.    

Telecentro também funciona anexo à biblioteca e é freqüentado por cerca de 40 pessoas por dia            

            No mesmo espaço da Biblioteca Pública as pessoas também fazem uso do Telecentro. Vinte e cinco computadores estão à disposição da comunidade para pesquisa e impressão de trabalhos. Por dia, cerca de 40 pessoas fazem uso do local.          

            O aluno Valdir Eli Junior, 13 anos, frequenta o telecentro uma vez por semana. “Eu aproveito para pesquisar, aprender com o instrutor e a jogar. Todos os trabalhos eu  imprimo no telecentro o que facilita ainda mais o dia a dia”, ressalta.

             Dois funcionários formados em informática atendem a comunidade durante o dia, professor Marciel Freitas e Abner dos Santos. Segundo Abner o telecentro é um espaço com computadores conectados à Internet banda larga. “O objetivo principal é combater a exclusão digital. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar as pessoas e inseri-las na sociedade da informação. Qualquer pessoa pode fazer uso do local. Durante o dia, nós estamos à disposição ajudar, tirar dúvidas e auxiliar em qualquer situação relacionada”, ressalta.  

             O Telecentro funciona no mesmo horário da Biblioteca Pública.