CAPS de Cocal expõe trabalhos no dia alusivo a Saúde Mental e se prepara para o encontro III Intercaps

           O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Cocal do Sul foi uma das atrações no dia de alusão a Saúde Mental no Brasil, 10 de outubro. Uma séria de atividades foi realizada no último sábado na praça Anita Garibald, em Urussanga. Os usuários de Cocal do Sul participaram com a exposição de trabalhos  produzidos nas oficinas de artesanato e repassaram à população informações e esclarecimentos sobre diversas doenças mentais, o papel do Caps no processo de reiserção social, entre outros.            

              O CAPS de Cocal do Sul foi o primeiro da região da Amrec, em funcionamento desde 2005. Ele atende 160 usuários divididos em grupos. Os participantes também recebem atendimento psicológico e realizam inúmeras atividades. Os transtornos mentais mais comuns são depressão, ansiedade, esquizofrenia e dependência química.       

              O evento foi promovido pela secretaria de saúde de Urussanga com o objetivo de valorizar o próprio usuário, comemorar a data e chamar a atenção da população. Segundo o secretário de saúde de Cocal, Sidney Duarte de Oliveira o encontro foi importante para desmistificar o estigma de que a doença mental carrega. “As pessoas que tem algum problema mental não são incapazes e isso é comprovado diariamente. O convívio no CAPS, por exemplo, abre um leque de oportunidades aos usuários que buscam novos horizontes. Eles têm qualidade de vida e inúmeras capacidades são exploradas possibilitando ao individua a volta para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo. Proposito do Caps que trabalha para dar suporte para a socialização e promover a reinserção”, ressalta.   

III Intercaps da Amrec vai reunir maus de 500 pessoas        

                Cocal do Sul e Urussanga são os municípios organizadores do III encontro Intercaps da Amrec que vai acontecer no dia 21 de outubro e deve reunir mais de 500 pessoas. O evento tem como objetivo a integração e a troca de experiência entre os participantes. Nove CAPS irão participar da região. Durante o evento haverá feira de artesanato, jogos esportivos e apresentações. As atividades serão promovidas das 8h às 17h, no parque municipal Ado CAssetari, em Urussanga. Os demais municípios participantes são:  Criciúma, Orleans, Içara, Siderópolis, Nova Veneza e Forquilhinha.  

PROGRAMAÇÃO: 

9h30min: Recepção dos usuários dos CAPS da região,

10h: Abertura Oficial com a presença dos prefeitos e secretários de saúde de Cocal do Sul e Urussanga e a Coordenadora Regional de Saúde Mental;

10h30min às 12h:  Apresentações Culturais,

12h: Almoço,

13h às 13h30min: Visita ao Parque Municipal,

13h30min às 16h: Baile com a banda Gaitaço Brasileiro,

16h: Café da tarde e encerramento.