ProJovem Trabalhador é apresentado em Cocal. 80 vagas estão disponíveis para três cursos de qualificação

            Profissionais da área de educação, ação social, autoridades e comunidade em geral de Cocal do Sul conheceram na noite de ontem, 19, o programa do Governo Federal, ProJovem Trabalhador que tem o objetivo de preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. O encontro aconteceu no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski e foi conduzido pelo coordenador regional do ProJovem, Roger T. Minotto que explicou sobre os critérios do programa, como funciona, os cursos, entre outras questões. O município foi contemplado este ano com 80 vagas para os cursos de Eletricista Predial, Instalador Hidráulico e Assistente de Vendas.    

            A oportunidade foi uma solicitação da Aprodecs (Associação pródesenvolvimento de Cocal do Sul) em uma parceria entre Ministério do Trabalho e Emprego, Governo do Estado de Santa Catarina, secretarias de Educação e Ação Social e Sine. O órgão executor é o Instituto de Desenvolvimento e Inovação da Gestão Pública- INDESI BRASIL.          

           Segundo o presidente da Aprodecs, Mauro Ceron os cursos são totalmente gratuitos e vão preparar a mão de obra carente no município e suprir a necessidade. “As aulas serão ministradas na escola Demétrio Bettiol. Serão 350h/aula. O curso terá duração de seis meses, sendo realizado três vezes por semana”, explica.            

            O programa vai qualificar jovens de 18 a 29 anos, que estejam matriculados ou tenham concluído o ensino fundamental, o ensino médio ou de educação de jovens e adultos nas escolas públicas. Os participantes terão direito a material didático, lanche, seguro de vida, transporte e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 pagos em até seis parcelas de R$ 100,00.           

             A formação também vai contar com qualificação social onde serão abordados os temas: ética e cidadania, educação ambiental, qualidade de vida, noções de direitos e deveres trabalhistas, estímulo a elevação da escolaridade e inclusão digital.         

            As inscrições estão abertas e podem ser feitas no SINE, localizado na Rua Paulino Búrigo, 368 – Centro, no mesmo prédio da Câmara de Vereadores. Os interessados deverão apresentar a original e Fotocópia do CPF, Carteira de Identidade, Comprovante de Residência, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho e Carteira de Reservista. Informações pelo telefone: 48 3447-1619 / 48 3478-5412.