InterCaps reúne oito municípios e leva motivação e interação aos usuários

Motivação, valorização e troca de experiência foi o que a usuária do Caps de Cocal do Sul, Benta Cristina Ricardo encontrou durante o III InterCaps, realizado nesta quinta-feira, 21, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga. Com problemas de depressão, encontra nos grupos e atividades algo mais para a vida. “Antes eu quase não conversava. Mudei muito nesses últimos dois anos. Sinto-me muito melhor agora, a gente interage, faz artesanato, conhece a realidade de outras pessoas, nos divertimos e acreditamos mais na gente”, afirma.

Cerca de 500 usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de oito municípios da Amrec participaram. O evento foi organizado pelos Caps de Cocal do Sul e Urussanga. A abertura do encontro contou com a presença dos prefeitos Luiz Carlos Zen e Nilso Bortolatto, secretário de saúde de Urussanga, Luiz Fabro e a coordenadora da saúde mental da Amrec, Rosilene Alves. Passeio, apresentação de teatro e o encerramento com o baile animado pela banda Gaitaço Brasileiro marcou o dia.

Para o aposentado, Manoel Yung a participação ajuda a não contrair doenças. “Todas as atividades renovam a gente. Nos faz sorrir, nós brincamos, desenhamos, deixamos de lado nossos problemas e passamos a enxergar a vida de uma outra forma”, ressalta.

Segundo a coordenadora do CAPS de Cocal do Sul, Andréia Ghisi “este é um encontro diferente, que traz novidades, conhecimento e troca de experiência entre os participantes de diferentes cidades. A gente observa que encontros como esses ajudam na autoestima e valoriza nossos usuários”, afirma.

Os Caps participantes representaram as cidades de Nova Veneza, Içara, Forquilhinha, Siderópolis, Orleans, Cocal do Sul, Urussanga e Criciúma com dois Caps. O Caps de Cocal do Sul foi o primeiro da região da Amrec, em funcionamento desde 2005. Ele atende 160 usuários divididos em grupos. Os participantes também recebem atendimento psicológico e realizam inúmeras atividades. Os transtornos mentais mais comuns são depressão, ansiedade, esquizofrenia e dependência química.