Escola Helena Savi será transformada em creche

            A escola municipal Helena Savi, localizada no bairro União será transformada em creche a partir de 2011. As obras de ampliação iniciaram na última semana. O novo espaço vai atender crianças de quatro meses a três anos. A estrutura vai comportar 60 crianças de todo o município com permanência de seis horas diárias.              

            A escola Helena Savi foi a escolhida pelo fato de não atender o número de alunos necessários para o funcionamento do ensino fundamental. Segundo o secretário de educação, esporte e cultura, Arlei Boselo Ponciano a demanda é baixa de estudantes do ensino fundamental. “Hoje, estamos atendendo 55 crianças quando a capacidade é para 180. Para o próximo ano, o número seria ainda menor, passaria para 17. Para a escola é inviável, já que temos condições de atender em outras instituições”, ressalta.         

              Boselo explica ainda que todos os alunos do ensino fundamental serão transferidos para a escola Demétrio Bettiol, a mais próxima do bairro. “A instituição já realizou reuniões de conscientização com toda a comunidade escolar”, afirma.     

              Além da Helena Savi, a creche municipal Morada da Alegria também esta sendo ampliada para garantir mais 45 vagas para 2011. Duas novas salas de aula e um banheiro estão sendo construídos. Hoje, a creche Morada da Alegria conta com cerca de 70 crianças de oito meses a três anos em período integral.          

             O objetivo da secretaria de educação é ampliar a oferta da matricula no município e zerar a fila de espera por uma vaga na creche. “Queremos atender a necessidade dos pais que precisam trabalhar. Sem contar que o atendimento será constante, fechando apenas em feriados nacionais o que vai gerar maior estabilidade às famílias”, destaca.    

             A outra boa notícia é que o recurso para a construção da nova creche municipal em Cocal do Sul esta confirmado. A obra terá um investimento de R$ 600 mil. Uma parceria entre Governo Federal através do Programa Próinfância com a adesão do município no PAR.     

             Para garantir uma vaga na creche, os pais ou responsável devem fazer a matricula direto na creche Morada da Alegria ou na escola Helena Savi, das 8h às11he das 13h às 16h. A documentação necessária é cópia da certidão de nascimento, RG dos pais, comprovante residência e cópia da carteira de vacinação.