Saúde bucal: palestra orienta crianças sobre queda ou acidente que resultam em trauma bucal

            Com o tema “PREVENÇÃO DE TRAUMATISMO BUCAL EM ESCOLARES”, a equipe de saúde bucal de Cocal do Sul realizou hoje, 28 de outubro, atividades preventivas com os alunos das 4ª séries da rede municipal de ensino, funcionários e professores. Aproximadamente 150 crianças participaram da ação que tem o objetivo de levar informação e capacitar as crianças.        

            O encontro aconteceu no auditório do Instituto Maximiliano Gaidzinski (IMG). De acordo com as dentistas palestrantes, Geovana Galatto Santa Rosa e Cemina Nakos a prevenção é fundamental na escola e no dia a dia. “Nós atendemos com freqüência casos de traumatismo bucal em decorrência da falta de cuidados na escola, principalmente. Elas correm se esbarrando, descem as escadas correndo e se chocam durante as atividades físicas como futebol, handebol, entre outros”, explicam.            

            Durante a palestra, as profissionais orientaram as crianças de forma preventiva e como lidar quando ocorre queda ou acidente que resultam em trauma bucal. “O problema é comum nessa faixa etária e no ambiente escolar. O que nós pedimos é para que elas não corram desnecessariamente, não desçam correndo as escadas, usem o tênis mesmo em dias de calor e, se possível, quando forem praticar esporte de contato utilizarem a proteção para os dentes (plaquinha) ”, explica.