Espaço de identidade e geração de renda: Feira Livre de Cocal amplia renda de agricultores e serve de exemplo para região

            Há três anos em funcionamento em um espaço amplo e dentro das normas de higiene, a Feira Livre de Cocal do Sul é referência na região. Frequentemente os agricultores recebem a visita de pessoas de outros municípios para conhecer o trabalho. Na última  sexta-feira, 18, um grupo de seis pessoas liderado pelo secretario de agricultura de Içara, Silvio Viana esteve no local. “O objetivo da visita é conhecer a estrutura e avaliar o trabalho dos agricultores para implantar no município. Acredito que todos gostariam de ter uma feira igual a de Cocal. A organização é 100%, a movimentação é intensa, o espaço é ideal e centralizado”, relata.             

               A Feira Livre de Cocal do Sul conta com oito feirantes. O novo espaço foi construído pela atual Administração Municipal e os agricultores recebem incentivo da secretaria de agricultura e são orientados pelos técnicos da Epagri. Segundo o coordenador da Feira, Valdir Alano a atividade se constitui numa alternativa de geração de renda que só tende a crescer. “Nosso avanço é constante e a qualidade de vida também melhorou, sem contar que o grupo colabora com o desenvolvimento local e regional”, destaca.        

               A venda de produtos na feira é a principal fonte de renda da família do agricultor  Domingos Pian. Ele e sua esposa possuem uma padaria de produtos caseiros no Rio Comprudente e há seis meses comercializam na feira. “Nós temos um crescimento de 5% a 10% por mês. Produzimos 14 itens e conseguimos vender cerca de 30 de cada um deles por semana. Em média tiramos dois salários mínimos por mês e também contamos com as encomendas e vendas em casa”, afirma.          

               O agricultor Bemvindo Pignatel é outro exemplo. Ele é um dos primeiros feirantes do município. Quase toda a produção de verduras, frutas, feijão vinagre e farinha são próprios. “Depois do incentivo e da implantação do novo local feito pela Prefeitura tive um crescimento de até 50% nas vendas. Todos estão satisfeitos com o trabalho e com o que levam pra casa. Temos visibilidade e compromisso com o nosso cliente”, ressalta.          

              Para os visitantes, a feira já é popular e parada obrigatória todas as sextas-feiras. O radialista, Geraldo Custódio vem de Urussanga para adquirir os produtos. “Sou cliente há três meses. Levo pra casa frutas, verduras,  derivados de carne, entre outros. Tudo fresquinho e de qualidade. O que mais chama a atenção  é a diversificação e bom atendimento”, ressalta.           

              Para o secretario de agricultura Edson Rosso esse é o reflexo de uma iniciativa que só tem a expandir cada vez mais a renda dos agricultores. “A preocupação do prefeito, Nilso e do vice, Valdemar em atender e incentivar os agricultores dá resultado significativo na prática. Sem contar que agrega valor no produto da nossa terra e faz com que as pessoas valorizem nossa produção”, explica.       

               A Feira Livre é aberta todas as sextas-feiras, das 10h às 15h. As pessoas podem encontrar derivados de carne suína e bovina e da cana, verdura, fruta, queijo, produtos da padaria caseira, ovos, vinagre, mel, entre outros.  

               Mais informações pelo telefone: Valdir Alano – 3447-0878 / 9927-3618 ou Edson Rosso – sec. Agricultura 9933.6844