Alunos do ensino infantil expõem pinturas através da releitura de obras de arte

            Um conjunto de trabalhos realizados pelos alunos da educação infantil de Cocal do Sul através da releitura de obras de arte foi exposto durante o dia de hoje (27) no centro comunitário Maximiliano Gaidzinski. Com o tema “Ver, fazer e contextualiza”, ao todo foram criados 560 trabalhos individuais e 29 coletivos.          

           Durante a exposição foi possível conferir de perto a releitura de obras de artistas como Romero Britto, Van Gogh, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Paul Klee, Raimundo Zumblick e Leonardo da Vinci, por exemplo.    

           De acordo com a coordenadora pedagógica, Thaise Olivier os trabalhos foram desenvolvidos em rede. “As crianças criaram suas próprias impressões e tiveram contato com as obras e artistas”, ressalta. A professora Gislene De Fáveri Marcelino destaca que a pintura despertou a atenção das crianças para o belo. “Eles olhavam as obras com outro olhar, criaram formas, observaram os detalhes e logo queriam pintar. O uso das cores também foi importante. Na hora de produzir, a imaginação ia longe e o resultado é de uma percepção aguçada e o interesse pela arte”, observa.       

           Além de pintar e observar, as crianças tiveram toda uma contextualização do artista. A história de Portinari, por exemplo, esta na ponta da língua da pequena Nicole Jeremias, 6 anos. “Ele era uma crianças pobre e tinha o dom de fazer pinturas bonitas. Ele estudou e ficou conhecido pelo mundo inteiro com suas obras. Teve um filho e morreu intoxicado por tinta. Foi muito legal pintar os palhacinhos na gangorra”, diz.           

          Todas as crianças do ensino infantil acompanhadas pelas professoras visitaram a exposição, bem como, a comunidade em geral. Depois de conhecer os trabalhos, elas pintaram a obra que mais gostaram e o desenho foi colocado num painel para amostra.