Programa Saúde Mental começa atender dependentes químicos

            A secretaria de Saúde de Cocal do Sul através do Programa de Saúde Mental, a partir de agora, realiza atendimento para dependentes químicos. Há duas semanas, jovens e adultos participam do acompanhamento em grupo e em individual. Segundo a coordenadora do programa, Charlene Rosso a necessidade se deu devido a alta procura dos dependentes pelo tratamento. “Até agora oito pacientes, usuários de drogas e alcoólatras, estão recebendo o acompanhamento com psiquiatra, psicóloga e em grupo”, explica.             

            Charlene ressalta ainda que é cedo para falar em resultados, mas quando parte dos usuários o tratamento tem tudo para ser positivo. “Aqueles que necessitarem de internação serão encaminhados. Depois desse período, eles retornam ao programa e mesmo recebendo boa avaliação do seu estado, serão monitorados uma vez por mês”, afirma.       

             A família também é peça chave no processo. Ela recebe orientação individual e sempre é consultada para dar o suporte necessário quanto ao comportamento do paciente e possível mudança. “Eles sabem das conseqüências e querem parar. Os usuários relatam que a maior dificuldade é a insistência dos traficantes depois do tratamento”, diz Charlene.        

              As pessoas interessadas em participar do Programa Saúde Mental – Álcool e Drogas podem procurar pela Secretaria de Saúde, na Unidade Central, durante a semana das 8h às 12h e das 13h às 16h para a realização do tratamento. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 3447-1658, falar com a enfermeira Charlene.